Connect with us

DESTAQUES

Em Jaicós, transporte escolar para por falta de pagamento e alunos são prejudicados; caso é levado ao MP

Publicado

em

No município de Jaicós, centenas de alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, que residem na zona rural, estão sem assistir aula, depois que os trabalhadores que atuam no transporte escolar paralisaram as atividades alegando falta de pagamento por parte da Secretaria Estadual de Educação.

O caso foi levado ao Ministério Público Estadual. Nesta segunda-feira, 23, um grupo de pais de alunos, professoras e diretoras esteve na Promotoria de Justiça de Jaicós, onde apresentaram um abaixo assinado e relataram a problemática que tem prejudicado a frequência dos alunos nas escolas.

Conforme relatado ao MP, por conta da paralisação, que foi iniciada no dia 11 de abril, os alunos estão impedidos de frequentar as aulas nos períodos da tarde e da noite nas Unidades Escolares Lili Silveira, Professor Mariano da Silva Neto, Frutuoso Juscelino e Anísio de Abreu, onde mais da metade dos discentes são oriundos da zona rural. Os alunos prejudicados residem nas localidades Tanquinho, Santana, Croazal, Angical, Pau do Enxuí, Lagoa do Sabino, Baixão, Esquisito, dentre outras situadas na zona rural do município de Jaicós.

Os pais relataram que já procuraram a supervisora da Rede Pública Estadual de Ensino no município de Jaicós, Maria do Socorro Carvalho Silva, que informou que já buscou solucionar o problema junto a Seduc, mas que não obteve resultado até o momento, estando no aguardo de resposta.

O grupo de pais solicitou a intervenção do Ministério Público pela resolução do problema o mais rápido possível, considerando que os filhos estão sendo prejudicados com a negligência do Estado.

Publicidade

_Caso repercute na Câmara
O vereador Divino Macedo de Carvalho, do PSB, apresentou Requerimento na Câmara Municipal de Jaicós, em sessão ordinária realizada na última sexta-feira, 20, solicitando a regularização dos vencimentos dos trabalhadores que fazem o transporte escolar  para as escolas do Estado no município de Jaicós.

A solicitação é direcionada ao governador José Welligton de Araújo Dias, ao secretário estadual da Educação, Hélder Sousa Jacobina, e ao secretário estadual de Fazenda, Rafael Tajra Fonteles.

Segundo informou o parlamentar, no Requerimento, o atraso com os trabalhadores do transporte escolar é de cinco meses. “As escolas estaduais, principalmente no turno da noite, pararam suas atividades, pois não tem condições de funcionar com uma porcentagem mínima de alunos. Neste caso, perdem os alunos, professores, pois seus conteúdos ficam atrasados, como também, perdem os motoristas, que tem que pagar combustível, mecânica do veículo e ainda tem seu alimento”, disse Divino.

_Contato
Em busca de mais informações, a reportagem do portal Cidades na Net tentou contato com a supervisora da Rede Estadual de Ensino, Maria do Socorro Carvalho Silva, mas não obteve sucesso.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS