Connect with us

DESTAQUES

Inauguração do Letreiro Pio IX e do Espaço de Jogos Populares marca 1º dia do aniversário de 130 anos. Veja!

Publicado

em

Emancipado em 1889, o município de Pio IX, localizado na região sudeste do Estado e também conhecido como a terra do sol nascente, completa no próximo dia 08 de agosto de 2019, 130 anos de histórias, lutas e a conquista da independência política – administrativa.

A histórica data já está sendo comemorada pelos munícipes com uma vasta programação que teve início neste sábado dia 03 e segue até o dia 08. Os eventos e atividades são promovidos pela Prefeitura Municipal, através da prefeita Regina Coeli (PSB) e suas secretarias, envolvendo os diversos segmentos da sociedade civil.

Com o tema “Trabalhando Para Você”, a programação do 1º dia teve início, às 9h com a certificação dos 50 motoristas que participaram durante nove dias do curso de capacitação sobre transportes escolares e demais secretarias.

Em seguida, às 11h, aconteceu à inauguração do Letreiro Pio IX e do Espaço de Jogos Populares, com apresentação de orquestra Lauro Honorato de Campos Sales. A cerimonia que foi bastante prestigiada ocorreu no “Terreiro da Fazenda”.

_O Letreiro Pio IX:

Publicidade

No Letreiro fixado ao lado da Igreja Matriz, cartão postal da cidade, a gestão utilizou elementos culturais do município de Pio IX, uma região do semiárido piauiense, do povo que habita o sertão piononense, através da cultura e economia local, da culinária típica, os costumes, os pontos turísticos e de convívio.

“O objetivo do Letreiro Pio IX e de cada letra é passar o sentimento de amor por essa terra, de valorização das belezas naturais e das riquezas culturais”, disse a Coordenadora da Casa de Cultura, Hanna.

O Portal Cidades Na Net, narra aqui o que cada símbolo representa no referido Letreiro:

Igreja de Pio IX– É o coração de Pio IX, onde contempla a Praça do Abrigo e o espaço de eventos da cidade. As famílias, amizades, amores se encontram para aquele momento de oração, além de uma boa conversa, festividades e para aproveitar a vida de forma tranquila, com paz e felicidade.

Bode – Faz parte da culinária de Pio IX. Carneiro ou bode fazem parte do cardápio piononense.

Publicidade

Mina de Mármore– Ponto turístico e belíssimo de Pio IX. O município é dotado de potencial geológico no que se refere à mineração para construção civil – calcário e rochas ornamentais. Além da questão econômica o lugar é de uma beleza exuberante para quem visita o município e para os moradores.

Sol– Uma terra de clima semiárido, as chuvas são escassas. Pio IX tem clima quente, lugar de altas temperaturas, assim como o calor humano de sua gente e o acolhimento do povo.

Bandeirolas com fogueira e boneco forrozeiro – São elementos típicos da tradicional festa do Encontro de Folguedos de Pio IX.

Caju – Representa a economia e cultura com a produção do Caju na região

Mandacaru – Bastante presente na região semiárida, assim como em Pio IX.

Publicidade

_Espaço de eventos:

Além do Letreiro Pio IX, o espaço de eventos “Terreiro da Fazenda”, recebeu melhorias em sua estrutura física, novo piso onde foram pintados vários jogos populares se tornando assim um espaço bonito e propício para as práticas esportivas e momentos culturais.

_Pronunciamentos durante a solenidade:

A prefeita Regina Coeli em seu pronunciamento durante a inauguração do letreiro falou sobre o contexto histórico da cidade de Pio IX.

“Esse letreiro turístico que a gente entrega a população só podia ser aqui na igreja, pois Pio IX nasceu com essa igreja através do padre Ibiapina. Nos registros mostra que a primeira passagem do padre Ibiapina foi a Pio IX na construção dessa igreja. Treze anos depois Pio IX já era freguesia o que mostra que nós somos um povo de luta, de trabalho desde sempre. Pio IX apesar de não ter fabricas, tem um comercio muito dinâmico e o melhor e maior da região. Pio IX é trabalho, e a população tem esse sentimento de pertencimento, esse amor a sua terra. O que nós surpreendemos com o povo piononense é a criatividade e a diversidade. Nossa cidade é isso é essa resistência, o nosso povo que é valoroso e é assim que a gente quer que o município continue sendo administrado por piononenses, que amam a nossa terra e sabe do que o povo precisa, e que continue progredindo cada vez mais. São pequenos gestos de valorização como este que faz com que a nossa população tenha mais credibilidade em nossa gestão. É muito amor por este chão”, disse.

Publicidade

O jornalista, poeta e odontólogo Romulo Maia falou sobre o povo piononense e o seu legado histórico e cultural. “Esse letreiro que hoje inauguramos é um símbolo, é a nossa digital. A digital do nosso Pio IX estar representado ali, o sol, a terra, o mato e o povo faz jus à cultura. Nós piononense temos quatro marcas muito fortes, a solidariedade, como a cidade se movimenta para ajudar um aos outros, outra marca é o trabalho, eu acordo todo dia por volta das 5h30 e saio às 6h para fazer exercício e essa cidade já estar acordada trabalhando, a resistência e a resiliência, a capacidade de reinventar, outro marco é que a gente é um povo moderno e com cheiro de mato, a gente é um povo que está no curral e acessando a internet pelo wifi. Então a gente é um povo que vai para frente olhando para trás sem esquecer-se de onde viemos e para aonde vamos”.

O Vereador Matheus Alencar, representando o presidente da Cãmara, vereador Jonjon, relatou o desenvolvimento de Pio IX tendo a prefeita Regina à frente.

“Nós vereadores estamos muito felizes em poder estar ao lado da prefeita Regina contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e é motivo de muito orgulho estar aqui comemorando os 130 anos da nossa cidade. Regina tem um sentimento de pertencimento muito grande com nossa cidade e é por isso que a cada dia que passa homens e mulheres de diferentes ideologias de diferentes partidos se juntam a você para defende Pio IX de qualquer ameaça que venha impedir o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Pio IX tem se desenvolvido e vamos continuar desenvolvendo muito mais”.

O vereador Fanuel Adauto mencionou o legado que a prefeita Regina vem deixando em Pio IX e parabenizou o seu povo pelos 130 anos.

“Quero dizer a todos vocês que me sinto aqui não ao lado de pessoas, me sinto ao lado de amigos e de pessoas de bem que estão aqui comemorando conosco os 130 anos da nossa cidade Pio IX. A prefeita tem deixado um legado inquestionável, um legado de união, de amor por Pio IX, um legado muito importante que é a valorização do nosso povo. Estamos prontos para continuar essa luta em beneficio do povo, e continuar defendendo Pio IX, e a prefeita Regina está de parabéns pela gestão, o nosso letreiro representa muito bem Pio IX, a nossa igreja, o povo sertanejo, as mina de mármore, a nossa cultura e a nossa tradição”.

Publicidade

Já o vereador Diogo Maia demonstrou sua satisfação em participar da inauguração do letreiro, que para ele é um marco histórico para Pio IX.

“Para mim é uma satisfação imensa estar participando desse momento, desse marco da historia de Pio IX. 130 anos de historia de muita batalha, de muita luta, e de muita resistência aqui no sertão do Piauí. É uma satisfação de estar representando Pio IX como vereador ao lado dessa mulher guerreira que é a Regina, uma mulher batalhadora que enfrenta os trampos e barranco as dificuldades que a vida e a administração pública lhe impõem, mais ela enfrenta tudo de cabeça erguida com muita garra. O letreiro esta representando muito bem nossas riquezas, o nosso povo, e os nossos valores e isso é um marco para nossa cidade. O que eu desejo para Pio IX é que continue sendo essa terra acolhedora, com nossos valores, continue sendo bem preservados e que o nosso povo continue sendo resistente e forte”.

A professora Maria do Socorro Alencar relatou o sentimento de pertencimento que o momento representa.

“Quero agradecer a oportunidade de estar participando dos 130 anos de emancipação politica de Pio IX. A inauguração desse letreiro não só para mim mais para muita gente aqui do município representa um fato histórico. Mim recordo que uma vez pedi que fizesse um projeto como este que pudesse contemplar a cidade, e hoje estamos aqui para inaugurar. Quero lembrar a simplicidade desse letreiro mostrando o que nós temos de melhor aqui que é a nossa religiosidade, as nossas riquezas, a nossa cultura e não poderia deixar de estar presente nesse momento. Quero dizer que uma alegria muito grande pode comemorar 130 anos de historia, de trabalho de pessoas simples, humildes e acolhedoras”.

_Presenças:

Publicidade

Na ocasião além da prefeita Regina Coeli, participaram da segunda atividade em comemoração ao aniversário de Pio IX, as seguintes pessoas, o presidente interino da Câmara Municipal, vereador Matheus Alencar, demais vereadores Fanuel Adauto, Chico Luiz, Diogo Maia, Júnior Pinheiro e Zé Miguel;

os secretários municipais, Martha Rachel (Educação), Dr. Luís Pereira (Saúde), Cândida Viana (Finanças), Auristemária Afonso (Ação Social), Gilson Alencar (Obras), Clairton Alencar (Desenvolvimento Rural), Erton Antão (Chefe de Gabinete), Luma Alencar (Diretora do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota), Eloi Roldão (Controlador Interno), Washington (Controlador Interno), Espedito Feitoza  (Coordenador de Transportes da SEMEC), Nayane Sousa (Coordenadora Geral da Educação), Verônica Viana (Supervisora de Ensino), Alcizete Alencar (Coordenadora do Espaço do Empreendedor), Gutemberg Costa (Coordenador de Esportes), Helena Arrais (Coordenadora da Sala da Cidadania), Kirus Emanuel (Coordenador do CAPS), Alice Alencar (Coordenadora de Turismo), Dominice do Carmo (Coordenadora do CRAS), Hanna Alves (Coordenadora de Cultura), Iran Paulino (Coordenador de Endemias), Mariele Oliveira (Coordenadora de Endemias), Alexsandra Arrais (Chefe do Setor de Tributos), Eva Arrais (Diretora da Biblioteca Municipal), Priscila Alencar (Coordenadora do CREAS), dentre outros.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS