Connect with us

DESTAQUES

Meteorologista alerta para ocorrência de raios

Publicado

em

Aquele risco no céu que acompanha um barulho estarrecedor que mais parece estremecer a terra [trovão] é o fenômeno meteorológico que tanto apavora pessoas no mundo inteiro: o raio. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Brasil caem aproximadamente 50 milhões de raios por ano. O número é assustador e não é para menos. Em 2016 mais de 70 pessoas morreram vítimas de descargas elétricas no país provocadas por raios.

Diante destes números, a situação é ainda mais preocupante quando se leva em consideração que a capital piauiense Teresina é a terceira no ranking mundial na ocorrência deste tipo de fenômeno. Com a chegada do período de inverno o tema passa a ganhar mais importância e os cuidados devem vir juntos.

O chefe de Meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, explica que o raio é provocado através de um choque térmico entre a nuvem e a massa de ar, e/ou entre a nuvem e o solo. A circulação de nuvens aglomera ar e, na medida em que se aproximam ocorre a explosão. Ele alerta que a incidência de raios tem ocorrido, sobretudo nas chuvas da tarde em que a temperatura está mais elevada.

“Isso é muito propício na nossa região, sempre acontece porque é de clima quente. Quando a chuva ocorre durante a tarde existe uma grande incidência de quedas de raio. Um momento que você ver um clarão [relâmpago] ali já ocorreu um raio”, disse Eugênio Lopes.

O chefe de Meteorologia ainda acrescentou que apesar do grande número de raios que caem sobre a região de Picos não há um quantitativo exato, já que a estação local não dispõe de recursos para aferir a incidência do fenômeno.

Publicidade

Eugênio Lopes, chefe de meteorologia

Outro ponto importante ressaltado por Eugênio Lopes é que a maioria das pessoas não se protege da maneira correta durante as tempestades.

 “A maioria das pessoas não sabe se proteger. Estando dentro de casa não se pode ficar próximos a metais, usar o telefone. Em ambientes abertos evitar ficar debaixo de árvores e redes elétricas. Se estiver no campo não andar sobre animais ou ficar dentro de água”, concluiu.

Na região, o caso mais recente de morte provocada por raio ocorreu em janeiro de 2016 na cidade de Itainópolis (distante 58km de Picos) em que um agricultor sofreu uma descarga elétrica quando passava debaixo de uma árvore. A carga de energia de um raio pode chegar a 125 milhões de watts.

Folha Atual

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS