Connect with us

DESTAQUES

Oito jiboias e dois jacarés são capturados dentro de residências em Teresina

Publicado

em

Oito jiboias e dois jacarés foram resgatados em uma área residencial de Teresina nesta quinta-feira (4).

A ação foi realizada através do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), segundo dados do órgão, nos primeiros três meses do ano, foram registradas 703 casos de resgate e capturas de animais silvestres em ambiente urbano, em decorrência do período chuvoso.

De acordo com o major Fredson Abreu, comandante do BPA, além do policiamento preventivo, o batalhão segue com uma alta demanda de atividades relacionada a resgate de animais em via pública e em residências. De janeiro a março, foram realizados 396 atendimentos envolvendo serpentes, a maioria da espécie jiboia. Já de jacarés, foram 35 resgates.

“Ontem, como é de praxe, o BPA atuou não só na parte preventiva, mas também em ações relacionadas a atividades de resgate de animais. O período chuvoso aumenta essa demandada de animais, especialmente jacarés e cobras. Ontem foi um dia que rendeu muitas ocorrências, foram mais de 15 resgates de animais em residências, em via pública. O batalhão tem cumprido o seu papel em proteger a nossa fauna no resgate desses animais e soltando em seus habitats naturais, dando a sensação de segurança para a população que nos liga”, destaca.

Alagamentos, enchentes provocados pelas chuvas e a procura por lugares com uma temperatura maior, são alguns fatores que ocasionam o aparecimento em ambiente urbano, além do desmatamento. A recomendação para quando encontrar uma espécie silvestre em área residencial é não afugentá-lo ou tentar pegá-lo, evitando possíveis acidentes. O BPA pode ser acionado através do 190.

Publicidade

Oito jiboias e dois jacarés são capturados dentro de residências em Teresina  - (Divulgação/SSP )

“O número de ocorrências diárias sempre aumenta nesse período em razão das chuvas, que muitas vezes até destroem o habitat; a questão também das baixas temperaturas e eles procuram locais mais quentes, como interior de casas, forros, tetos, fogões, motor de carros. O alerta é para que as pessoas ao avistarem, não hostilizem, afugentar. Procurem o órgão competente para fazer o resgate e maneira segura. Pode estressar o animal. Deixe ele, visualize, mantenha uma distância segura e ligue para o BPA”, completa Major Fredson Abreu.

Fonte: Portal O Dia / Fotos: Divulgação/SSP

Facebook

MAIS ACESSADAS