Connect with us

DESTAQUES

Secretaria realiza capacitação com profissionais da Saúde em Jaicós

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Jaicós, realizou na manhã desta sexta-feira (11) uma capacitação para os profissionais que atuam na Atenção Básica em Saúde no município. O evento aconteceu no auditório da Assistência Social, Centro da cidade.

A ação faz parte de uma série de treinamentos que estão sendo realizados com os profissionais, com o objetivo de promover a educação permanente e continuada, com a intenção de melhorar a assistência em Saúde no município. Durante as capacitações, serão abordadas diversas temáticas, que são trabalhadas na Atenção Básica.

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Kainã Mendes, que abordou sobre a Hanseníase, que é uma doença crônica, infectocontagiosa, que acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Kainã Mendes abordou sobre como acontece a transmissão da doença, quais são os sintomas e tratamentos, entre outros assuntos. Segundo ele, é importante que as pessoas aceitem as orientações dos profissionais de saúde e saibam que a Hanseníase tem tratamento e cura. “As pessoas precisam aceitar as condutas que a equipe repassa, o diagnóstico e terem a sensibilidade de que a Hanseníase tem cura, tratamento e que é possível evitar as sequelas e incapacidades, desde que cada um faça sua parte. Esperamos que a população mude o pensamento de que a Hanseníase é uma doença que exclui da sociedade, pois não é e nós estamos aqui para realizar um tratamento adequado” disse.

De acordo com ele, na cidade de Jaicós, cerca de 12 pessoas estão em tratamento, recebendo a medicação adequada e sendo acompanhadas mensalmente por equipes da saúde.

Nos dias 17 e 18 de maio, a Carreta da Saúde, que é um caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel em todo o Brasil, estará no município de Jaicós disponibilizando exames gratuitos para o diagnóstico da hanseníase.

Publicidade

De acordo com Kainã Mendes, os Técnicos em Enfermagem,  Agentes de Saúde, Enfermeiros e Médicos estarão atuando nos atendimentos. “Os  profissionais estarão trabalhando na parte de promoção e prevenção da doença e o médico e enfermeiro farão a avaliação dermatoneurologica simplificada em todos os pacientes que tiverem suspeita da doença. Para as pessoas que tiveram o caso descartado, vamos apenas orientar sobre os sinais e sintomas da doença, mas os que tiverem a suspeita vamos solicitar o exame complementar para fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento” informou.

Notícia relacionada: JAICÓS | Carreta da Saúde oferecerá exames gratuitos para diagnóstico da Hanseníase

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS