Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Agricultor famoso por plantações gigantes colhe mandioca de 14 kg e 80 cm no Piauí

Publicado

em

Famoso pelas plantações gigantes, o agricultor Ângelo Martins Rodrigues superou o próprio recorde e colheu desta vez uma mandioca de 14 quilos e 80 centímetros. A raiz foi colhida semana passada em sua fazenda na localidade de Várzea Branca, zona rural de Oeiras, a 313 km de Teresina.

Em 2017, o aposentado foi destaque do G1 ao colher uma mandioca de 10 quilos e 70 centímetros. O segredo, segundo o agricultor, é a plantação irrigada, principalmente nos períodos de seca. O cultivo especial ajuda no desenvolvimento de outras raízes, como batata doce e batata inglesa, que chegam a pesar entre 2 e 6 quilos.

Mandioca gigante foi colhida em fazenda na cidade de Oeiras, no Piauí — Foto: Emanuel Vital / Folha de Oeiras

Mandioca gigante foi colhida em fazenda na cidade de Oeiras, no Piauí — Foto: Emanuel Vital / Folha de Oeiras

“Antigamente era mais comum estas raízes exageradas e até maiores do que essas. Nessa época, as primeiras chuvas começavam em outubro e seguia até maio, a plantação começava em novembro. Agora, com o período chuvoso limitado e mal distribuído, se não fosse a irrigação”, contou a esposa do agricultor, Raimunda Rodrigues.

Devido ao estado de saúde do agricultor, de 83 anos, a família reservou a mandioca de 14 quilos apenas para servir de ração animal. Tempo atrás ele utilizava as raízes gigantes para fazer farinha e consumo próprio. “Fazíamos farinhada que dava para toda a comunidade”, lembrou Raimunda.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS