Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha do Piauí abre V Semana do Bebê com palestra sobre Educação Alimentar; fotos

Publicado

em

Neste domingo, dia 15 de setembro de 2019, aconteceu a abertura da Semana do Bebê em Alagoinha do Piauí com o tema: “Acolher, proteger e Amar” pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Com apoio da Prefeitura do município, na gestão do prefeito Jorismar Rocha, o evento foi conduzido pelo programa Criança Feliz através da supervisora e assistente social, Helena Nara. Na 5ª Semana do Bebê foi  trabalhado em torno da alimentação saudável com slogan Criança feliz e a festa das frutas.

O prefeito Jorismar Rocha de forma breve explica qual objetivo geral do evento. “O objetivo da V Semana do Bebê é implementar as políticas públicas para que as crianças possam ser melhor atendidas pelas suas fragilidades e juntamente aos pais realizarmos um bom trabalho através das nossas secretarias”, disse.

 A supervisora do Criança Feliz, Helena Nara, explica como é desenvolvido o programa.

“O Criança Feliz atua na realização de visitas domiciliares, onde trabalhamos na estimulação das principais funções, tais como: motora, cognitiva, raciocínio lógico, dentre outros. Para que a criança responda bem aos estímulos, ela precisa ser uma criança bem nutrida e não há dúvidas de que a alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Estimular uma alimentação saudável desde cedo é extremamente importante para a saúde a curto e longo prazo. Temos que fazer um trabalho com os pais porque eles precisam entender o que é degustar, havendo a necessidade de estimular os filhos a fazerem a mesma coisa. É importante ter paciência e tolerância de ver a evolução, porque algumas crianças evoluem rápido e outras não. Se lembrar que o exemplo ajuda muito. Uma dica é que os pais podem comer das frutas também para incentivar os filhos. A alimentação deve fazer parte do cotidiano para que as crianças não tenham medo dos alimentos in natura”, explicou.

A nutricionista, Mayara Carvalho, falou um pouco sobre a educação alimentar e afirmou que os pais possuem papel fundamental.

“Os pais são responsáveis pela comida oferecida, quando e onde elas são oferecidas. Desta maneira, se eles compram/oferecem itens saudáveis e são bons exemplos com relação à alimentação, a chance da criança adquirir bons hábitos é muito maior. É de extrema importância orientar o cuidador sobre como oferecer e quantas vezes oferecer as frutas, de formas diferentes para adaptar o paladar da criança”, orientou.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes, falou sobre o tema parabenizando os profissionais lotados na secretarias que compõem a administração alagoinhense. Por telefone, reafirmou a luta incessante por melhorias para que sejam atendidas todas as necessidades.

“Me sinto orgulhosa como cidadã gestora de uma unidade que tem a missão de cuidar e zelar pelo bem-estar da população. É um compromisso que todos nós gestores, pessoas públicas que estão a frente da sociedade tem de zelar e cuidar sem a menor distinção de classe, cor, crença. É por isso que estamos sempre buscando por dias melhores, indo atrás e lutando por políticas que assegurem o melhor para nossas crianças e a população como um todo”, afirmou Maria de Lourdes.

Na ocasião houve apresentação de uma peça teatral “A cesta de dona Maricota” onde cada um representou uma fruta e ao se apresentarem explicavam o quanto eram saudáveis e quais os seus benefícios.

Ao final do primeiro dia, Danilo Santos fez uma repente super dinâmico sobre os benefícios das frutas e alguns mitos e verdades. Na ocasião prefeito Jorismar Rocha fez a entrega da chave da cidade ao bebê prefeito Virgílio Neto de Sá Silva

Ainda de acordo com Nara,  pretende-se explicar para as famílias como uma boa alimentação pode ajudar. “Por exemplo, A curto prazo impacta no desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem, concentração e disposição para fazer atividades. A médio prazo é mais a questão do estabelecimento de valores, porque, principalmente os adolescentes estão muito distantes da nutrição, estão comendo muitos alimentos industrializados e promovendo uma vida adulta doente. E a longo prazo é a prevenção de doenças tais como: diabetes, obesidade, anemia, dentre outros”, reforçou.

Publicidade

Estiveram presentes dentre outros: a assistente social e articuladora do Selo Unicef, Angeli Sá; o vereador Luis Alves representando o Legislativo Municipal; o prefeito Jorismar Rocha, a primeira-dama e secretária de Educação Anatália Rocha; a secretária de Saúde, Amélia Sá; o secretário de Administração, Flávio Rocha; a nutricionista Mayara Carvalho; a secretária de Assistência Social, Maria de Lurdes; representante da Pastoral da Criança, Ariane Sá e o bebê prefeito Virgílio Neto de Sá Silva.

  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS