Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Brigadistas no Piauí param de atender cidade com incêndios diários por falta de combustível

Publicado

em

A cidade de Piripiri, Norte do Piauí, enfrenta pelo menos dois incêndios a cada dia e não possui guarnição do Corpo de Bombeiros. Uma associação de brigadistas civis cuidava de apagar os focos de queimadas na região, mas teve de parar porque ficou sem recursos para pagar até mesmo o combustível para os veículos. A prefeitura da cidade, que ajudava com 25 litros de combustível a cada semana também cessou a colaboração.

A Associação Ambientalista e Brigada de Incêndio de Piripiri (AABIP) é formada por voluntários e funciona desde janeiro deste ano, tanto para debelar focos de incêndio como também para promover o reflorestamento da região. “A brigada é ambientalista e brigada de incêndio. De janeiro a junho a gente faz reflorestamento”, explicou o coordenador da brigada, Rogério Tenório. Nos últimos meses a brigada tem se dedicado a apagar incêndios na região, causados por ação humana e pelo tempo seco.

Mas, o combate ao fogo parou por falta de dinheiro. “A prefeitura ajudava com 25 litros por semana, mas parou. Mesmo antes quando chegava na quinta-feira não tinha mais. A gente faz vaquinhas para percorrer a cidade”, contou Rogério acrescentando que nem para as coletas há mais recursos. Com a falta de dinheiro os carros da brigada estão parados, sem ter como combater o fogo.

“Na semana passada a gente apagou 18 focos de incêndio. Infelizmente ninguém quer ajudar. Estamos parados sem combustível. A PRF já esteve aqui e a gente informou que estava sem gasolina”, afirmou o coordenador. Da última que vez que o carro foi utilizado ficou sem combustível e acabou rebocado. “Já teve incêndio em que a gente tentou ajudar, mas o carro ficou parado e teve de ser rebocado”, contou o brigadista Daniel Leonardo.

Daniel contou ainda que todos os dias duas ou três ocorrências são registradas no município, principalmente às margens da BR-343. “Em média são duas ou três ocorrências. Teve uma que foi ao lado de uma casa na cidade. É tudo nosso porque a gente não tem nenhum veículo doado pelo município”, afirmou. Procurada pelo G1 a Prefeitura de Piripiri informou não ter recursos e que pretende continuar ajudando a brigada na medida do possível.

Publicidade

Fonte: G1

 (Foto: Rogério Tenório)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS