Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Caminhoneiros se reúnem na BR-316 em protesto contra aumento nos combustíveis

Publicado

em

Um grupo de caminhoneiros se reuniu na manhã desta quarta-feira (23) na BR0-316, no bairro Saci zona Sul de Teresina, para protestar contra o aumento do preço dos combustíveis, anunciado para começar a valer hoje. Os atos foram registrados em mais 21 estados e no DF. A manifestação iniciou por volta das 6h, e nenhuma via foi bloqueada pelos caminhoneiros.

De acordo com o caminhoneiro autônomo Edvan Ferreira, os caminhões irão se concentrar em frente ao Posto de Fiscalização da Secretaria de Fazenda localizado no bairro Tabuleta, Zona Sul de Teresina. Outros caminhoneiros, principalmente vindos do Maranhão, estão sendo aguardados para se unirem ao protesto.

“Nós não vamos bloquear a passagem para veículos de passeio, motos ou ônibus. Só serão parados caminhões, e dependendo da carga que eles carreguem, se for produto hospitalar por exemplo, nós também vamos deixar passar”, disse Edvan. O protesto ocorre em sincronia com as manifestações nacionais, e não tem prazo para ser encerrado.

Os caminhoneiros protestam contra o preço do óleo diesel e os impostos que incidem sobre os combustíveis. Eles reclamam também dos frequentes reajustes que fazem parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho. O Governo Federal anunciou redução de 1,54% nos preços a partir de hoje (23), mas para o caminhoneiro Edivan Ferreira a redução é insignificativa.

“Não significa quase nada, porque nossos ganhos estão defasados em torno de 50% a 60%. Só de um ano pra cá, que foi quando a Petrobras adotou essa política de preços baseada no dólar e com o consentimento do governo, isso tem representado questão de 40%”, disse o caminhoneiro.

Publicidade

Protesto em Uruçuí

Na cidade de Uruçuí, no Sul do Piauí, o protesto iniciado ainda na manhã de terça-feira (22) continua a acontecer. De acordo com o caminhoneiro alagoano Eduardo Gomes Lima, que faz parte do protesto, a população da cidade têm contribuído com a continuidade da manifestação. “Mototaxistas, taxistas, alguns fazendeiros, o pessoal do posto de gasolina, estão todos ajudando. Uns trazem carne, outros trazem água, e o protesto correu pela noite toda”, contou Eduardo.

Os manifestantes bloquearam a rodovia PI-247 com barricadas feitas com pneus queimados e outros materiais. Apenas veículos movidos a óleo diesel estão sendo impedidos de passar. “O pessoal que passa nos carros nos aplaude, por que esse aumento afeta a todos nós”, disse o caminhoneiro Eduardo.

De acordo com a estimativa da Polícia Militar, cerca de 80 caminhões estão concentrados em uma das pistas da PI-247, enquanto a maioria dos veículos estacionaram em pátios de postos de combustíveis ao longo da rodovia. A estimativa tanto da PM quanto dos manifestantes é de que há cerca de 400 caminhões parados na região por conta dos protestos.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS