Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

CRM recomenda suspensão de atendimento eletivo por mais 15 dias em clínicas e hospitais no PI

Publicado

em

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) emitiu uma nova recomendação nesta quarta-feira (15) prorrogando por mais 15 dias a suspensão do atendimento eletivo prestado em clínicas, consultórios, hospitais, ambulatórios médicos, laboratórios e clínicas de imagem no estado. A decisão foi deliberada após videoconferência com os conselheiros.

Conforme a recomendação, apenas atendimentos clínicos ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência, assim como exames estão autorizados. Também são permitidas as consultas, exames laboratoriais e de imagem e procedimentos ambulatoriais relacionados a oncologia, hemodiálise, pré-natal, doenças infectocontagiosas e cirurgias eletivas inadiáveis.

O CRM pediu também ponderação da indicação de cirurgias e procedimentos invasivos eletivos em pacientes portadores de fatores de risco para a forma grave da Covid-19 (idade superior a 50 anos, hipertensão, diabetes, cardiopatia, obesidade, síndrome metabólica, doença neurológica crônica, insuficiência renal crônica, tabagismo, doença pulmonar crônica dentre outros fatores de risco).

Nesse caso, o paciente que for submetido a cirurgia deverá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido específico, alertando sobre os riscos de contaminação com o vírus da Covid-19.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS