Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Kits de exame que detecta dengue, chikungunya e zika estão em falta no Piauí

Publicado

em

Kits do exame que detecta dengue, chikungunya e zika estão em falta no Piauí. A ausência do material obriga os pacientes que chegam às unidades de saúde com suspeita dessas doenças a passarem por exame sorológico em laboratórios particulares. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou está providenciando a compra dos itens.

Enquanto isso, casos como o da estudante Camile Eduarda, precisou fazer um exame particular depois de ter apresentado sintomas de dengue hemorrágica, acontecem na rede hospitalar do estado. “Primeiro tive um mal estar no corpo, doía tudo, minha cabeça doía muito forte e eu estava com febre”, descreveu.

A jovem foi para o hospital do bairro Monte Castelo, na Zona Sul da capital, e depois foi transferida para o Hospital de Urgência de Teresina, também na Zona Sul. “O hospital não tinha o teste rápido para confirmar o quadro. Foi necessário que a gente fizesse de forma externa, particular”, afirmou a mãe de Camile, Tatiana Viana.

Jovem foi atendida no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) — Foto: Catarina Costa/G1

Jovem foi atendida no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) — Foto: Catarina Costa/G1

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comunicou que abriu uma licitação para a compra urgente dos testes. “Os casos de dengue aumentaram e há um desabastecimento nacional desse teste. O pedido já foi feito e o processo está em trâmite”, Herlon Guimarães, superintendente da Sesapi.

Segundo dados da Sesapi, houve aumento no número de notificações de casos de dengue entre janeiro e junho deste ano em relação ao ano passado. Em 2019, foram registrados 3.021 casos em 123 municípios. Em 2018, foram 1.215 notificações em 74 cidades.

Publicidade

Fonte: G1


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS