Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Número de casos de sífilis cresce em Picos no primeiro semestre deste ano

Publicado

em

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos registrou neste primeiro semestre de 2021 um número superior de casos de sífilis referente ao ano de 2020. Nesses primeiros seis meses, Picos já confirmou 68 casos de sífilis e 20 novos casos de HIV. Em 2020, o município registrou 64 casos de sífilis.

O coordenador administrativo do CTA de Picos, Fábio Bernardes, comentou que o índice está aumentando e os jovens estão sendo os mais afetados. Segundo ele, o órgão pretende realizar campanhas preventivas para tentar diminuir a transmissibilidade.

“Está aumentando muito, principalmente em jovens, então um dos nossos próximos passos é trabalhar com esses jovens, inclusive nós iremos entrar em contato com a Prefeitura de Picos para ver meio de trabalhar, de fazer coletas no drive-thru onde está acontecendo a vacinação contra a Covid-19, já aproveitar e fazer um trabalho voltado exatamente para esse quesito da divulgação do trabalho do CTA, inclusive a conscientização do uso do preservativo, orientação e, por aí vai”, destacou.

Coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes

Fábio Bernardes ressaltou a importância do uso do preservativo na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. “As vezes as pessoas acham que por sífilis ter cura, acabam de certa forma não se prevenindo, mas além da sífilis existe outras doenças sexualmente transmissíveis, então cuidado, prevenção, e a prevenção é através do uso do preservativo”, alertou.

Ainda de acordo com o coordenador do CTA de Picos, o local receberá novos equipamentos e passará a disponibilizar novos testes para detectar outras patologias.

Publicidade

“Novos equipamentos estão chegando aqui no CTA de Picos e novos exames estão por vir, entre eles carga viral de hepatite B, carga viral de hepatite C e já foi liberado um exame chamado CD4, em vez de o paciente ir até Teresina, ele vai poder realizar a coleta aqui no CTA”, frisou.

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos é responsável pelo atendimento de Picos e municípios da região.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS