Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Polícia Militar vai atuar para garantir mais proteção às vítimas de violência doméstica no Estado

Publicado

em

Uma parceria do Ministério Público do Estado do Piauí com a Polícia Militar pretende trazer mais garantias as mulheres vítimas de violência doméstica que conseguiram na Justiça algum tipo de medida protetiva. Em entrevista ao GP1, o promotor Francisco de Jesus, do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), explicou como irá funcionar o projeto “homeM, com M maiúsculo: Sensibilizar para abordar” .

O promotor explicou que o projeto se iniciou no ano passado através de cursos de capacitação para os policiais militares e que na próxima semana ele deve funcionar de forma efetiva garantindo mais proteção para as vítimas.

“As medidas protetivas quando são deferidas pelo juiz são encaminhadas para a vítima e ao agressor para que ele seja informado, mas elas na realidade significam apenas uma ordem judicial. Dada a essa situação o Ministério Público firmou uma cooperação com a Polícia Militar, representada pelo coronel Carlos Augusto, onde estamos desenvolvendo o projeto homeM, com M maiúsculo: Sensibilizar para abordar, que funciona desde o ano passado, onde o Ministério Público tem mantido contato com os policiais para sensibilizar sobre a questão da violência. Entendemos que essa ação representa um grande avanço, mas também queremos que os policiais acompanhem o cumprimento dessas medidas protetivas”, disse.

                                                                                                             Foto: Marcelo Cardoso/GP1Promotor Francisco de JesusPromotor Francisco de Jesus

Além da Polícia Militar, o Tribunal de Justiça também participará da cooperação. “Estivemos em conversa com os desembargadores José James e o Ricardo Gentil Eulálio para que firmássemos outra cooperação para que essas medidas protetivas fossem enviadas diretamente por e-mail para o comando geral da Polícia Militar, que encaminharia essas informações para o comando da área onde mora a vítima e o agressor, para fiscalizar o seu cumprimento. Recebi hoje o pedido do desembargador Ricardo Gentil para que encaminhasse o e-mail para onde devem ser enviadas as medidas. Acredito que a partir da próxima semana isso já deverá começar ser encaminhado para a Polícia Militar dar cumprimento”, explicou.

                                                                                                                                              Foto: DivulgaçãoGrupo da PM vai atuarGrupo da PM vai atuar

Francisco de Jesus explica como aconteceria a atuação da polícia. “Um exemplo, o juiz defere a medida liminar para uma vítima do bairro Saci, essa medida protetiva além de ser encaminhada para o agressor e para a vítima, também será encaminhada via e-mail para a Polícia Militar, que vai mandar para o policiamento da área que fará visitas periódicas para saber se a medida protetiva está sendo cumprida. Queremos até que o agressor também seja visitado para saber que a vítima está sob proteção”, afirmou o promotor.

Publicidade

Dia 21 de agosto, na semana da Justiça pela Paz em Casa, será feita a assinatura de uma cooperação técnica que vai acontecer no Tribunal de Justiça às 8hs, onde promotor pretende apresentar resultados do projeto.

                                                                                                                                      Foto: Divulgação/Ministério PúblicoProjeto HomeM do Ministério PúblicoProjeto HomeM do Ministério Público

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS