Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SANTANA | Prefeitura divulga programação dos 29 anos de emancipação política: “restrita e simbólica”

Publicado

em

Nesta sexta-feira (23) a Prefeitura de Santana do Piauí divulgou a programação alusiva aos 29 anos de emancipação política celebrados na próxima quinta-feira (29 de abril). Em razão da pandemia, o tradicional ‘aniversário da cidade’ incluirá apenas momentos simbólicos e ecumênico, sem aglomerações de pessoas, respeitando as normas sanitárias e de prevenção à Covid-19.

A programação de aniversário será aberta oficialmente às 7h00 com o Hasteamento das Bandeiras, na Praça São Pedro. O ato representa civismo, respeito e amor pela terra santanense. O hasteamento será feito pelas autoridades municipais.

Em seguida, às 8h00, circulará a mensagem do Executivo Municipal em carro volante pela sede e comunidades rurais. O objetivo é que a população seja contagiada pelo espírito de comemoração da data, que representa a história política do município.

A programação de aniversário será concluída às 19h00 com a Missa em Ação de Graças. A celebração religiosa ministrada pelo Pe. Mairton e transmitida pelo canal do You Tube Igrejas São José e São Pedro.

“Esse é um momento de celebração que representa muito para nossa cidade. Comemoramos 29 anos de emancipação política da nossa amada Santana do Piauí. Apesar do distanciamento social, não podemos deixar a representatividade da data passar, é preciso viver e encher nossos corações de muita esperança”, frisou a prefeita de Santana do Piauí, Maria José.

Publicidade

Histórico

Arnaldo Rocha, Manoel Santos e Maria Rocha (2012) Santana do Piauí tem seu surgimento no ano de 1860, atrelado à chegada de populares oriundos de lugarejos próximos à região que nesta época não era habitada. Os mesmos buscavam um local fértil e com água em abundância. O então povoado que se formara foi denominado Saco do Engano em decorrência de suas características geográficas, pois o acesso ao local é permitido por uma única via se assemelhando a ideia de um saco.

De Saco do Engano, em 28 abril de 1992, torna-se município através da lei nº 4.874, desmembrando de Picos. A localidade recebe assim o nome de Santana do Piauí em homenagem a Santa Ana, divindade católica cultuada na região desde sua fundação. Desde então, a cidade vem se desenvolvendo em decorrência de atividades e cultivo de produtos agrícolas, como a mandioca, milho e feijão.

 

Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS