Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secult premiará artistas do PI que produzirem conteúdo para internet na quarentena; veja edital

Publicado

em

A Secretaria de Cultura do Piauí lançou medidas para ajudar a minimizar o impacto que o novo coronavírus tem causado na parte financeira. Entre as propostas está o projeto “Sossega o facho em casa”, que pretende financiar atividades artísticas que devem ser disponibilizadas na internet. O órgão anunciou ainda a distribuição de livros para a população durante o período de quarentena, instaurado pelo Governo do Estado. Confira o edital e a ficha de inscrição do projeto “Sossega o facho em casa”.

A principal novidade é o projeto “Sossega o facho em casa” que pretende reunir conteúdo nas diferentes áreas artísticas, como música, dança, artes cênicas, artesanato e audiovisual em material que ficará disponível na internet.

De acordo com o edital, podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas cujo ramo de atividade seja compatível com a prestação de serviço prevista no projeto. Os valores dos cachês variam de R$ 400 a R$ 800 , variando, se a apresentação for feita em grupo ou com performances solo.

Os interessados têm até o dia 02 de abril para enviar a ficha de inscrição e documentação exigida pelo edital, através do e-mail [email protected] . O processo de credenciamento será conduzido por uma comissão especial de análise, composta por três servidores designados pelo secretário estadual de Cultura. O resultado final será divulgado no dia 10 de abril.

Boca da noite ‘digital’

Ainda como suporte à classe artística, a Secult confirmou a antecipação do edital do projeto Boca da Noite, que existe desde 1997 e foi criado com o intuito de divulgar e disseminar a música e os artistas piauienses.

Publicidade

Como no momento o intuito é não criar ‘aglomerações’ para evitar a disseminação do coronavírus, as apresentações que aconteciam em espaços públicos de dez cidades do Piauí, incluindo Teresina, vão ser transferidas para uma plataforma digital. O projeto deve contemplar cerca de 100 artistas e grupos musicais.

Distribuição de livros

As medidas da Secult também visam incentivar à população geral com a doação de livros durante esse período de quarentena. De acordo com as informações do órgão, foram catalogados mil dos 1.200 livros que serão doados por meio das redes sociais da entidade a partir da próxima semana.

As pessoas interessadas deverão entrar em contato por e-mail ou redes sociais, informando nome e endereço, que os livros serão entregues nas residências. Todos os livros foram recebidos por meio de doações.

“Todas as medidas para evitar a propagação do vírus são necessárias, é fundamental o isolamento, mas elas impactam diretamente na economia, em especial no setor cultural. No próximo mês teremos uma queda brusca da receita, mas estamos em contato com outros estados que já estão se mobilizando e resolvemos tomar essas medidas aqui no Piauí. É tempo de refletir e vamos sair disso mais fortes”, afirmou o secretário estadual de cultura, Fábio Novo.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS