Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Vera Mendes realiza o I Fórum Comunitário do Selo Unicef; veja fotos

Publicado

em

Vera Mendes é um dos municípios piauienses que concorrem ao Selo Unicef – Município Aprovado, um prêmio de reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A adesão à 4ª edição do Selo foi feita ainda em 2013, pelo prefeito Milton Oliveira, que assumiu o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social. Na última terça-feira, 22, o município realizou o I Fórum Comunitário. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal, com a participação de representantes do poder público municipal, entidades não governamentais e sociedade civil.

FOTOS | Clique aqui e veja mais fotos do Fórum!

O objetivo, conforme explicou a articuladora do Selo no município, a primeira dama Gardênia Silva, a elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, e do Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.

Na cerimônia de abertura, jovens, público alvo do Selo Unicef, realizaram apresentações culturais. Crianças da Escola Municipal Professor João Vera apresentaram a ‘Dança do Frevo’; e as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que participaram da Roda de Capoeira e uma jovem cantou um de Hino de Louvor.

Publicidade

DSC_1520 DSC_1513

A psicóloga Alla Nani fez uma explanação sobre os seis indicadores sociais definidos pelo Unicef, a partir dos quais os grupos de trabalho elaboraram uma série de propostas. A construção de uma creche municipal; a criação de um conselho municipal de combate às drogas; a criação de um dia ou semana de encontro com jovens e gestores; a promoção de mais atividades envolvendo crianças e adolescentes; a contratação de profissionais qualificados em educação especial; resgatar a cultura afro e promover o dia da consciência negra; e a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes que preparem os jovens para a carreira profissional, foram algumas das propostas apresentadas e aprovadas pela plenária.

Gardênia Silva, articuladora do Selo Unicef

Gardênia Silva, articuladora do Selo Unicef

“O próximo passo é a consolidação do Plano Municipal de Ação, com base nas propostas produzidas nesse primeiro encontro, e em seguida, colocar em prática no município”, informou a articuladora. Segundo Gardênia, a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes foi colocada pelo prefeito Milton como uma das prioridades do Governo Municipal. “Nós vamos nos empenhar para cumprir esse compromisso e, consequentemente, conquistar o Selo”, pontuou.

Milton Oliveira, prefeito municipal

Milton Oliveira, prefeito municipal

O prefeito Milton Oliveira elogiou as propostas apresentadas pelos participantes. “São propostas que realmente vão de encontro com a necessidade dos nossos jovens. Algumas, inclusive, já estão sendo executadas no município e outras já planejadas pela administração”, disse. O gestor municipal finalizou convocando a população da sociedade civil e os governantes para se unirem e abraçar essa luta em favor da proteção dos direitos da crianças e adolescentes. “Foi com esse objetivo que eu, como represente do município, aderi ao Selo Unicef. Mas essa é uma luta coletiva, um compromisso de todos nós. Dessa forma nós estaremos cuidando do futuro do nosso município, do nosso país”, disse.

DSC_1475

Ao todo, 75 pessoas participaram do Fórum. Dentre outros, o presidente do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente, Jardes Silva; a adolescente Aparecida Alice, representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes; representantes de diversos segmentos da sociedade civil; e autoridades como a secretária municipal de Educação, Elisângela Marques, a secretária de Assistência Social, Valdeni Borges, a Secretária de Meio Ambiente, Rayfrânia Nascimento, os vereadores Francisco Rodrigues e Andréia Sampaio, dentre outras.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS