Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Pelo 3º ano, gestão de Edilson realiza mutirão de limpeza e reforça combate ao Aedes Aegypti

Publicado

em

Pelo 3º ano consecutivo e com o objetivo de mobilizar a população no combate ao Aedes Aegypti, e eliminar possíveis criadouros do mosquito, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, que tem à frente o prefeito Edilson Brito, por meio da Secretaria de Saúde, que é gerida por Almerinda Luz, realizou na manhã desta segunda-feira, 15, um mutirão de limpeza no município.

O mutirão teve início às 6h, com uma concentração em frente a Prefeitura Municipal, e houve concentração também na Praça do Povoado São João Batista e no Posto de Saúde da localidade Cacimbas, onde os voluntários foram recebidos com um café da manhã.

Equipes se mobilizam no Povoado São João Batista

A campanha de mobilização foi denominada “Xô Aedes Aegypti – Vila Nova Livre” e reuniu autoridades, como o prefeito Edilson Brito, a secretária de saúde Almerinda Luz, os vereadores Bibia de Benicio (PSD), Adelino Oliveira (PSB) e Flávio Sousa (PSB) na sede; e ainda o vereador Severo Sousa (PSB), no povoado São João Batista, que formaram grupos e percorreram toda a zona rural e urbana, visitando casa por casa. Além destes, também estiveram presentes os secretários Antônia Maria (De Educação), Erivan Brito (De Governo), Raynere Abreu (De Finanças) e Luiz Gonzaga (De Agricultura), também alunos das escolas municipais, entre outros.

A ação faz parte do trabalho intensivo que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde, no município e busca conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya e também da febre amarela, além de passar informações de prevenção.

Os participantes receberam kits que continham sacos de lixo, luvas, máscaras e álcool, além de camisetas de identificação. Eles foram divididos em 21 equipes, que foram direcionados a todos os bairros da cidade e da zona rural.

Publicidade

O prefeito Edilson Brito ressaltou em sua fala durante o ato, que a participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito aedes. “A realização do mutirão é uma forma de envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o Aedes Aegypti. Avalio o movimento como muito proveitoso, onde conseguimos unificar todas as secretarias ao combate do mosquito. Fazemos este mutirão em todos os recantos do município, partindo da sede da cidade, seguindo para os povoados e demais localidades pertencentes a Vila Nova, onde vemos a necessidade da realização do movimento” ressaltou.

Em entrevista a ASCOM, a secretária de Saúde Almerinda Luz, destacou sobre a ação.  “As equipes percorreram ruas, avenidas, terrenos baldios, residências, estabelecimentos comerciais, realizando ações efetivas de prevenção, vistoriando e recolhendo o lixo e outros matérias passíveis de criadouro das larvas do mosquito. Além disso, conscientizaram e orientaram a população sobre as medidas de prevenção dos focos do mosquito Aedes Aegypti”, disse.

A secretária disse ainda que além dos voluntários, a Prefeitura Municipal cedeu carros para deslocar as equipes para cada área da cidade e do interior e caminhões para recolher todo o material coletado por cada equipe. “Inspeção nos quintais também foram realizadas em busca de vasilhas e objetos que possam acumular água, que serve de criadouro para o mosquito, as equipes aplicaram larvicidas em caixas d’água e orientaram os moradores quanto às formas de evitar a doença e os sintomas da dengue, febre chinkungunya e zika vírus. Maquinas da Prefeitura também ajudam no trabalho de limpeza”, ressaltou.

A secretária também agradeceu ainda a todas as pessoas que participam do mutirão e se empenham na mobilização. “Agradeço a todos os funcionários da saúde e demais setores, vereadores e a comunidade vila-novense que mais uma vez participam e realizamos um grande mutirão contra o Aedes Aegypti”, a gestora finalizou afirmando que ao término de toda as atividades as equipes irão elaborararem um relatório identificando o que foi realizado, e mostrando como está cada área da cidade, para posteriormente ser tomado as medidas cabíveis.

O enfermeiro da Estratégia da Saúde da Família, Dayro Coutinho, falou algumas ações e precauções tomadas no ato das atividades realizadas, e afirmou ter sido muito produtivo, com retornos positivos, e com apoio e participação ativa de todas as secretarias municipais por meio da equipe de gestão.

Publicidade

“Felizmente ainda não houveram casos confirmados esse ano, mas a prevenção deve ocorrer. O controle dos casos que existam ou venham surgir é feito ao passo que o cidadão passa pelo processo de adoecimento característico dessas doenças, será notificado e posteriormente a equipe da Estratégia de Saúde da Família irá investigar para confirmação do caso”.

A técnica de enfermagem, Francisca Sofia disse o mutirão é uma ação preventiva importantíssima. “Eu vejo uma mobilização muito boa, onde a pessoas se reúnem, tentando eliminar e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Uma mobilização que requer muita atenção e organização da gestão, mas que ajuda muito a população vila – novense”, pontuou.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS