Connect with us

ENTRETENIMENTO

Dez grandes filmes brasileiros imperdíveis no catálogo da Netflix

Publicado

em

Netflix não para de surpreender seus assinantes. Além de ser a maior produtora de conteúdo original dos streamings, e de presentear os fãs com filmes clássicos e novos muito queridos, além de vira e mexe trazer séries badaladas mesmo que não sejam de criação da empresa, recentemente a plataforma brindou os cinéfilos com alguns dos melhores filmes brasileiros da história de nosso país.

Pois bem, imagina a alegria gerada por esse presentaço de Natal, ao nos depararmos com alguns dos títulos mais queridos e celebrados de nosso cinema no catálogo da Netflix. Sim, é tanta coisa boa que fica até difícil colocar em uma lista só. Bem, para ficar mais conciso, decidimos selecionar 10 que são verdadeiras preciosidades. E quem sabe mais para frente reunimos outros, igualmente incríveis, em uma continuação com outra matéria. Confira abaixo.

Carandiru (2003)

Completando 20 anos de seu lançamento, a Netflix disponibiliza uma das produções mais celebradas de nosso cinema, que escracha sem papas na língua o aterrador sistema penitenciário brasileiro – capaz de causar mais pesadelos do que muitos filmes de terror. O filme, baseado no livro do médico Drauzio Varella descortina o dia a dia da maior prisão do Brasil, o Carandiru, desativado em 2002. O cineasta Hector Babenco conseguiu filmar na prisão antes de sua implosão.

No elenco, a verdadeira nata de nossos intérpretes, com Caio BlatWagner MouraLázaro RamosMilton Gonçalves e a performance corajosa de Rodrigo Santoro como a trans Lady Di.PUBLICIDADE

Estômago (2007)

Outro cult muito adorado e que caiu tanto no gosto dos fãs que em breve lançará sua continuação tardia. ‘Estômago’ é estrelado pelo sempre ótimo João Miguel, no papel de Raimundo Nonato, um sujeito que aprendeu a cozinhar na cadeia, e agora deseja recomeçar a sua vida como chef. De certa forma, o filme precedeu a febre de produções, realities e programas sobre culinária. Na direção, Marcos Jorge (de ‘Mundo Cão’) e o elenco ainda traz Fabiula NascimentoBabu Santana e Paulo Miklos.https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.609.1_en.html#goog_741464054

Bicho de Sete Cabeças (2000)

É chover no molhado comentar sobre as performances acima da média de Rodrigo Santoro, um de nossos melhores atores, e o maior representante brasileiro em terras gringas. E se em ‘Carandiru’ ele rouba a cena como Lady Di, aquele ele tem a oportunidade de demonstrar todo o seu talento carregando ‘Bicho de Sete Cabeças’ como o protagonista. Baseado em um famoso livro, o filme relata os horrores dos hospitais psiquiátricos, anteriormente conhecidos como hospícios, que deixaram de existir por serem considerados métodos desumanos de tratamento. Santoro vive um jovem internado à força pela família após ser pego com drogas em casa.

O Lobo Atrás da Porta (2013)

Dirigido por Fernando Coimbra, que está solidificando sua carreira como diretor nos EUA, o longa está completando 10 anos de lançamento. Baseado em uma impactante e macabra história real, aqui temos uma ‘Atração Fatal’ que não acaba nada bem. Em um desempenho impressionante de Leandra Leal, a atriz vive a “fera da Penha”, uma mulher que se envolve com um homem casado, se apaixona por suas promessas vazias e decide se vingar do sujeito. Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento completam o elenco.

Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia (1977)

Mais um filme dirigido pelo lendário Hector Babenco, o argentino mais brasileiro de todos os tempos. O cineasta é dono de uma impressionante filmografia. Protagonizado por Reginaldo Faria, o ator vive o personagem título, um ladrão de banco que virou herói para parte da população do Rio de Janeiro nos anos 70, uma espécie de Robin Hood moderno – graças aos seus roubos audaciosos e fugas espetaculares. Além disso, ele era considerado ‘politicamente consciente’, expondo a corrupção de dentro da força policial brasileira. No elenco, mitos como Grande OteloMilton GonçalvesPaulo César Peréio e Stepan Nercessian.

Cidade de Deus (2002)

Como falar do cinema brasileiro e não falar de ‘Cidade de Deus’. O longa é o filme brasileiro mais famoso no mundo e que elevou o nome do país a um novo patamar cinematograficamente falando. Um verdadeiro fenômeno, ainda hoje muito querido pelo mundo, ‘Cidade de Deus’ é cinema exuberante. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o longa foi responsável pela consolidação do subgênero dos “favela movies”, filmes que mostram a realidade nua e crua, da sociedade paralela das comunidades, donos de suas próprias leis. Para termos uma ideia, o filme é o número 25 dos mais bem avaliados no IMDB, concorrendo com filmes gringos, e foi indicado para 4 Oscar (diretor, roteiro, fotografia e edição).

Cidade Baixa (2005)

Com roteiro de Karim Aïnouz e direção de Sergio Machado, aqui temos um intenso triângulo amoroso pelas ruas de Salvador, na Bahia. Quem protagoniza essa história de amor, obsessão e ruptura é um verdadeiro timaço: o trio formado por Wagner MouraLázaro Ramos e Alice BragaRamos e Moura são Deco e Naldinho, dois pescadores donos de barco. A chegada da stripper Karinna (Braga) irá abalar a amizade dos dois, quando ambos se apaixonarem pela mesma mulher.

7 Prisioneiros (2021)

O filme mais recente da lista é um lançamento original e exclusivo da Netflix, sem antes ter passado pelas salas de cinema. A Netflix é uma forte investidora em produções próprias, e também produz muitas obras brasileiras, dando espaço para realizadores deixarem sua criatividade fluir. Escrito e dirigido por Alexandre Moratto, o longa é uma denúncia do trabalho escravo ainda muito presente em nosso país. Jovens são levados do interior para trabalhar na cidade grande, como São Paulo, com a garantia de uma vida melhor para tirar seus parentes da miséria. Mas na verdade são e obrigados a trabalhar sem remuneração, perdendo inclusive sua liberdade. Aqui temos mais um tour de force de Rodrigo Santoro, que brilha com uma atuação arrepiante, criando o maior vilão de sua carreira.

Pixote – A Lei do Mais Fraco (1980)

Como dito, temos mais um filme assinado por Hector Babenco na lista. E juro que não foi planejado, apenas coincidentemente seus filmes caíram na seleção. O que demonstra também que muitos de seus trabalhos marcantes se encontram no acervo da Netflix. Esse aqui, um dos filmes mais marcantes dos anos 80, mostrava a juventude perdida dos meninos de rua no Brasil, aderindo ao mundo do crime, prostituição e drogas, sem papas na língua e muitos anos antes de ‘Cidade de Deus’ fazer o mesmo e ser reverenciado por isso. O elenco traz Marília PêraElke MaravilhaTony TornadoBeatriz SegallJardel Filho e Rubens de Falco.

O Palhaço (2011)

Finalizando a lista, não podíamos falar de cinema nacional sem mencionar o ator e cineasta Selton Mello, uma das maiores forças de nosso audiovisual. É justamente Mello quem estrela, dirige e escreve ‘O Palhaço’, uma singela homenagem ao clássico estigma do ‘palhaço triste’ – do sujeito que faz rir, mas que entre quatro paredes pode estar infeliz e até deprimido. Essa é a história de Benjamin (Mello), que trabalha como palhaço em um circo de sua família. Mas ele está cansado dessa vida e almeja alçar novos voos. Assim, deixa o circo para trás para encontrar seu propósito. Um belo e singelo filme, que emociona muito.

Fonte: Cine Pop

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS