Connect with us

ENTRETENIMENTO

Fábio Porchat conhece Niéde Guidon, arqueóloga que revolucionou a história do homem americano

Publicado

em

O humorista Fábio Porchat se encontrou nesta quinta-feira (24), com a arqueóloga e fundadora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Niéde Guidon. Porchat ficou impressionado com os trabalhos arqueológicos desenvolvidos por Niède na região e afirmou que ela deveria ser reverenciada por todos os brasileiros.

“É inacreditável o que essa mulher fez pelo país. A gente tinha que ter uma estátua dela em tudo que é canto. É maravilhoso o que tem acontecido aqui. Ela ficou 50 anos à frente disso e hoje eu tive a oportunidade de conversar com ela”, declarou.

A pesquisadora franco-brasileira é responsável por realizar uma das maiores pesquisas arqueológicas ao encontrar desenhos datados de até quase 30 mil anos e comemorou 50 anos de trabalho. O sítio escavado por ela, em 1973, abriu portar para uma nova teoria, a de que a chegada do homem à América aconteceu muito antes do que se pensava.

Humorista Fábio Porchat exalta trabalho desenvolvido por Niède Guidon na Serra da Capivara

“Ela descobriu essas pinturas e dedicou a vida dela a esse lugar e ela transformou essa Serra da Capivara em um parque nacional, porque ela entendeu e percebeu a importância desses registros e, não só isso, ela foi atrás, ela buscou recursos, recursos fora do Brasil”, afirmou o humorista.

Publicidade

Fábio Porchat desembarcou no início da semana no Piauí para o conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, conhecido como “berço do homem americano”. Além do parque, o artista visitou o Museu da Natureza, Museu do Homem Americano, ONGs e conheceu os trabalhos realizados por pesquisadores na região.

Humorista Fábio Porchat conhece o Parque da Serra da Capivara, berço do homem americano: 'impressionante' — Foto: Reprodução /Redes Sociais

Neste ano, o Parque Serra da Capivara comemora 50 anos da descoberta do primeiro sítio arqueológico da região. A comemoração se dá com o recorde de visitas no local, mais de 16 mil visitantes somente no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 35% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Sendo composta por sítios arqueológicos repletos de pinturas rupestres tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Serra da Capivara conta com mais de 14 mil sítios arqueológicos espalhados por toda a região.

O parque já possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, desde 1991, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS