Connect with us

Caridade do Piauí

Bike Test atrai ciclistas de 5 estados e movimenta o aniversário de Caridade do Piauí; veja fotos

Publicado

em

Uma competição de Moutain Bike abriu oficialmente as comemorações aos 28 anos de emancipação política do município de Caridade do Piauí.

Promovido pela Prefeitura Municipal e organizada pela equipe CARBIKE, o evento esportivo foi realizado na manhã deste domingo, 21 de janeiro, reunindo 169 competidores de cinco estado brasileiros – Piauí, Pernambuco, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Dentre os objetivos, integrar ciclistas e incentivar a prática do ciclismo no município, além de promover lazer e entretenimento para a população local e visitantes, como também, gerar renda, movimentando a economia local, principalmente nos segmentos hoteleiro e alimentício.

A prova, denominada Bike Test, mais uma vez seguiu o estilo XCM, ou seja, realizada em diferentes tipos de terreno como estradas vicinais de terra, trilhas e asfalto, disputada em 18 categorias. Os percursos variaram, sendo o Ligth de 30 km, o Sport de 55 km e o Pro de 84 km.

O tempo de todos os atletas participantes foi cronometrado pela Cronosvale, e trouxe mais transparência para a prova, além de ser um importante instrumento para os competidores, que têm acesso a dados importantes como a posição em sua categoria, o tempo de prova e a velocidade média.


VEJA OS RESULTADOS:


Após a prova, foi realizada a cerimônia de premiação dos vencedores. Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 17 mil em dinheiro, além de troféus e medalhas personalizadas e brindes.

A ciclista Bárbara Alencar, da cidade Fronteiras, foi a campeã da categoria Elite Feminina. Feliz com a vitória, ela contou que iniciou no ciclismo há menos de dois anos.

“Inicialmente o ciclismo era só para complementar uma atividade física. Comecei com o passeio na cidade, me identifiquei e ano passado resolvi participar das competições. Essa é a minha quarta prova. Dessa vez dei um passo a mais e competi na elite, ficando em primeiro lugar. O sentimento é de superação. Estou superando a mim mesma.”, disse.  

Já na categoria Eliete Masculino, o campeão foi o atleta Dhiogo José Correia Lima, de Crato, Ceará. Em 2023, Dhiogo havia ficado em terceiro lugar, e agora, subiu ao topo do pódio.

Publicidade

“Essa é a minha quarta vez em Caridade. Venci nos dois primeiros anos, em 2023 em fiquei em terceiro, e esse ano, para honra e glória do Senhor, consegui sair vitorioso da prova.”, disse, agradecendo pelo convite e parabenizando Caridade pela organização e o incentivo ao ciclismo.  

A competidora Iasmini Carvalho, de Jaicós, participa do Bike Test pela segunda vez e também se superou em relação a edição 2023. Ela subiu ao topo do pódio da categoria Open Feminino, após percorrer 55 km.  

“Ano passado em vim a Caridade e tive uma boa experiência. Fiquei em segundo lugar. Esse ano voltei novamente e cheguei em primeiro lugar. […] O sentimento de gratidão a Deus. Ele honra tudo. Em nenhum momento algum me deixou desamparada.”, disse.  

Em entrevista, ela contou que começou o ciclismo com passeio de bike com uma minha prima e o esposo. “Comecei tomar gosto, tive o incentivo dos amigos, e a paixão foi aumentando. Na verdade, eu me encontrei no ciclismo. Sou apaixonada pelo ciclismo. Faço por prazer, paixão, sem falar no bem à saúde.”, pontuou Iasmini.  

Prefeito Toninho de Caridade, que também é presidente da APPM e um grande incentivador do esporte, salientou que Caridade faz parte da rota do ciclismo piauiense.

“Esse é a quinta edição da Bike Test, um evento que já faz parte do calendário esportivo do município e que tem todo o apoio da nossa gestão. A cada ano a gente e fortalece ainda mais o ciclismo no nosso município e no Piauí, incentivando os jovens ao mundo do esporte e ao mesmo tempo proporcionando àqueles que vem de outros estados e outros municípios para conhecer Caridade, a cidade e a zona rural, e a nossa capacidade de acolhimento e desenvolvimento.”

Raimundo Nonato, um dos organizadores, fez uma avaliação positiva do evento. Segundo ele, a quinta edição foi mais uma festa do ciclismo. “A mensagem é de gratidão a todos aqueles que contribuíram com a organização do evento, e aqueles que se deslocaram se seus lares para virem não apenas para competir, mas para se confraternizar em nossa cidade, tanto os ciclistas, seus familiares e a comunidade local.”, disse.

João Henrique, outro organizador, falou da alegria de ter o ciclismo mais um ano presente nas comemorações ao aniversário do município. “Encerramos a 5ª edição com sucesso, graças a Deus. Muitos ciclistas, vários estados aqui representados, é muito bom rever os amigos que vem participar dessa festa, evento que abre as comemorações aos 28 anos de Caridade, que a gente ama e quer bem. A gente faz esse evento em parceria com o nosso prefeito para abrilhantar essa semana de comemorações. É algo que é levado para muitos estados. Caridade está de parabéns e de portas abertas para receber vocês.”, disse.  

Mais fotos do evento

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS