Connect with us

GERAL

Artistas criticam decreto que extingue reserva na Amazônia

Publicado

em

Alguns dos principais artistas da cena brasileira usaram as redes sociais para protestar contra o polêmico decreto assinado pelo presidente Michel Temer que, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), localizada entre o Pará e o Amapá, liberando a área para a exploração mineral.

Famosos como os atores Cauã Raymond e Marina Ruy Barbosa, a cantora Ivete Sangalo e o apresentador Luciano Huck se manifestaram condenando fortemente a atitude do presidente. Palavras como “estupidez”, “retrocesso”, “absurdo”, “extinção” e “vergonha” apareceram nas postagens dos artistas.

Conhecido por defender causas ambientais, o ator Cauã Raymond publicou uma foto do rio Amazonas e chamou o decreto de Temer de “retrocesso que ameaça todo nosso futuro”.

“Mais um passo pra trás! O presidente Temer liberou a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados na Amazônia. Uma área de 47 mil quilômetros de verde que deixará de existir para dar lugar à exploração de minérios pela iniciativa privada. Retrocesso que ameaça todo nosso futuro”, escreveu o ator nas redes sociais.

Luciano Huck compartilhou uma foto que tirou com índios nus no meio da floresta amazônica. O apresentador escreveu que a medida decretada para extinguir a Renca “é estupidez” e que espera que “esta medida sem sentido seja revista”. Angélica também se manifestou contra a medida em seu perfil no Intagram. A apresentadora compartilhou uma foto do rio Amazonas e escreveu: “#todospelaamazonia, ela e nosso ar, nossa agua …Ela e nossa!”.

Publicidade

“Nossas florestas e seus povos são uma das nossas maiores riquezas. Me assustaria a falta de bom senso em querer, simplesmente, discutir a entrega de parte desta riqueza natural para a exploração de minérios neste, ou em qualquer outro, momento do Brasil. Agora decretar uma medida como esta, é estupidez. Espero que esta medida sem sentido, seja revista”, escreveu Huck.

Gisele Bündchen compartilhou mais uma vez, dessa vez em outra rede social, uma imagem com um texto que questiona o decreto presidencial. A foto está circulando nas redes e pede que as pessoas usem a hashtag #todospelaamazonia para mostrar ao governo a insatisfação com a medida. A supermodelo brasileira já havia criticado a medida nesta quinta-feira, quando afirmou que a decisão de Temer é uma “vergonha” e que a medida significa um “leilão” da Amazônia.

A cantora Ivete Sangalo compartilhou a notícia sobre o decreto de Temer para condenar a decisão: “Quanta notícia difícil de aceitar. Brincando com o nosso patrimônio? Que grande absurdo. Tem que ter um basta.”

Atores como Marina Ruy Barbosa, Igor Rickli, Giovanna Ewbank e Thiago Lacerda também usaram seus perfis nas redes sociais para protestar contra a medida. De acordo com o decreto, a área de cerca de 47 mil quilômetros quadrados, considerada uma reserva desde 1984, está agora liberada para extração de ouro e outros minerais nobres. O Ministério de Minas e Energia alega, porém, que áreas protegidas da floresta e reservas indígenas não serão afetadas pelo decreto.

A área em questão é maior que o território da Dinamarca e tem o tamanho equivalente ao do estado do Espírito Santo. Ou oito vezes a dimensão do Distrito Federal. Diversos sites de notícias internacionais deram destaque à notícia, enfatizando as críticas de ambientalistas

Publicidade

Fonte: Extra

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS