Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM 23 ANOS | Assistência Social promove seminário com foco na preservação da família

Publicado

em

Dentro da programação alusiva aos 23 anos de emancipação política do município de Belém do Piauí, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na noite desta segunda-feira (10), o seminário “Conscientização dos direitos e deveres da família”.

Realizado no auditório da Escola Municipal Monte Sinai, o Seminário reuniu autoridades civis e militares, membros de órgãos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes e comunidade em geral.

A abertura foi feita pelo Conselho Tutelar, que também esteve envolvido na organização do evento. O conselheiro José Ailton de Sousa Monteiro apresentou o histórico do órgão e elencou suas atribuições e responsabilidades na proteção e garantia dos direitos dos menores, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Explanou, ainda, sobre os direitos e os deveres dos menores, e esclareceu sobre os mitos que existem à cerca do papel e atuação do Conselho Tutelar. “O Conselho não é polícia de criança, não resolve questão de guarda, não quer ensinar a família como criar o filho, não é contra os pais e nem tira o filho da família.”, disse. Ao finalizar sua participação, José Ailton fez uma citação de Oscar Wilde: “A melhor maneira de tornar as crianças boas é torna-las felizes.”

O segundo momento do Seminário contou com a participação da Polícia Militar. O tenente Ricarte, comandante da 3ª Companhia da PM em Jaicós, fez uma introdução e elogiou a iniciativa da gestão em promover a discussão à cerca do tema às vésperas das festividades do aniversário da cidade, evento que tem grande participação população, inclusive, de adolescentes e jovens.

Publicidade

O oficial da PM salientou que, além das funções operacionais de cunho preventivo e repressivo, a Polícia Militar desenvolve, também, um trabalho social. “O objetivo é levar conhecimento à população de forma preventiva, principalmente em relação ao uso das drogas, que é um dos maus que mais assolam a sociedade, como também, em relação ao trânsito, que mata como se fosse uma epidemia, além de gerar um ônus muito grande para o Estado. O conhecimento é válido na prevenção e as pessoas que participaram desse Seminário atuarão como multiplicadores dessas informações.”, disse.

Em entrevista, o comandante Ricarte anunciou a realização de blitzen educativas no trânsito de Belém, com foco na condução de veículos por pessoas sem permissão para dirigir, por pessoas embriagadas e outros tipos de crimes de trânsito em geral. A blitz educativa também vai levar conhecimento à população e colocar para eles a ideia de prevenção e valorização da vida.”, pontuou.

Em seguida, o cabo Silva ministrou uma palestra com foco em entorpecentes, esclarecendo sobre os tipos de drogas, os sinais do seu uso e os efeitos devastadores e as consequências para a saúde e a sociedade.

“Esse é um tema importante e que deve ser tratado pelas instituições. Podemos considerar que hoje a droga é um dos principais problemas nas famílias. Outros que advém já são resquícios das drogas, que hoje causam muito mal é motivo de preocupação. É um problema grave que não se resolve com uma única instituição. Ou se reúnem com a estratégias bem elaboradas para coibir esse problema desde o início, ou não se consegue enfrentar.”, pontuou o militar.  Silva defendeu uma maior aproximação da polícia com a população.

Dentre outros, estiveram presentes o prefeito Ademar Carvalho e a primeira dama Francisca Gomes, os secretários municipais Anaías Carvalho (de Assistência Social), Cláudia Ribeiro (de Educação), Juscenildo Boeiro (de Saúde), Sherlyn Oliveira (de Administração), Ronnie Vieira (de Obras), Bruna Raflézia (assessora jurídica), o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho e os vereadores Luís de Sousa Carvalho, Antônio MArcelimo e Idmar Honorato, o sargento Coelho, comandante do GPM, além de profissionais da Assistência Social, adolescentes do NUCA e outros policiais militares.

Publicidade

_Mais atividades
A programação alusiva aos 23 anos de emancipação política de Belém do Piauí segue nesta terça-feira, 11, à partir das 17h, na Quadra Poliesportiva, com a plenária de encerramento da III Conferência Municipal de Cultura. Às 19h, será realizado o Chá Literário, com “O último discurso de Charles Chaplin”, com o professor de teatro e ator, Nonato Fontes; “Escola: Celeiro de produção literária”, com o professor e escritor Francisco de Assis Sousa; e apresentações com artistas da terra.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS