Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Educação promove formação do SAEPI para gestores escolares

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí, realizou nessa quarta-feira, 28 de abril, uma  formação do SAEPI – Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, para gestores escolares da rede municipal.

O SAEPI é uma importante ferramenta de monitoramento para as redes de ensino, e na Rede Municipal de Ensino de Belém do Piauí  será avaliada as turmas de 2º, 5º e 9° ano do Ensino Fundamental.

A formação aconteceu no auditório da Escola Monte Sinai,  conduzida pelo coordenador do programa no município, Jairo Costa. Segundo ele, o objetivo do SAEPI, é promover a superação dos fatores que contribuem para os elevados índices de evasão, retenção e distorção idade série, a partir  da compreensão da realidade como possibilidade para redirecionamento do processo educativo.

Ele ressalta que a avaliação terá um papel fundamental em novas iniciativas que estão sendo implantadas pela Seduc com destaque para o programa Pró-Alfabetização na Idade Certa e a instituição do ICMS Educacional.

Jairo destacou a importância do  SAEPI na rede municipal. “É um  sistema que nos orienta para que possamos ter um diagnóstico, uma avaliação de entrada, a qual teremos um feedback do ensino aprendizagem de nosso município, de como está a nossa realidade e quais políticas ou ações poderemos apresentar diante dos resultados dessa avaliação para melhor aprimorar e buscar uma evolução mais eficiente da nossa qualidade de ensino”, explicou.

Publicidade

O coordenador ainda avaliou positivamente  a  formação. “É muito importante esse processo  de discussão, essa troca de informações com demais  colegas, onde pude observar e sentir de fato, que realmente o momento foi muito rico, em que sanamos nossos questionamentos, alcançando assim o objetivo da formação”, concluiu.

Segundo a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, o programa, é de iniciativa da rede estadual, e foi  implantado no município através de adesão, onde será feito um trabalho de cooperação,  no chamado regime de colaboração.

Claudia disse que o SAEPI é uma importante ferramenta de monitoramento da rede de ensino. “O programa nos orienta no direcionamento de estratégias pedagógicas, permitindo atuar nas fragilidade educacionais e assim  traças metas a serem alcanças para melhorar ainda mais a  qualidade do ensino de Belém”, frisou.

A avaliação aconteceria de 10 a 14 de maio, mas devido ao avanço da pandemia, foi suspensa pelo Ministério da Educação e  uma nova data será marcada.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS