Connect with us

GERAL

Bombeiros salvam bebê engasgada com leite materno em Chapadinha, MA

Publicado

em

Nesse sábado (19), a guarnição da 5ª CIBM atendeu uma ocorrência de “OVACE”, obstrução das vias aéreas por corpos estranhos. Os pais estavam em um restaurante na cidade de Chapadinha, quando perceberam que a filha, uma bebê de 7 meses e 13 dias, estava com os lábios roxos, não respondendo e sem conseguir chorar.

Em choque, os pais levaram a criança para o quartel da 5ª CIBM. Ao ouvirem gritos de socorro, a guarnição prontamente atendeu o chamado e realizou rapidamente a avaliação. A equipe constatou que se tratava de uma obstrução total das vias aéreas, iniciando imediatamente a manobra de desobstrução (a manobra de heimlich).

Após a realização da manobra, a bebê voltou a respirar e foi levada para o hospital HAPA para ser avaliada por um médico. No hospital, os pais agradeceram o atendimento do Corpo de Bombeiros e informaram que passaram pela triagem, onde foi constatado que a saturação de sua filha estava 100% recuperada.

Dica de como realizar o desengasgo de leite materno ou qualquer outra coisa:

O primeiro passo é identificar se o bebê está engasgado, ele pode apresentar alguns sinais como:

Publicidade
  • Pele azulada ou roxa
  • Esforço para conseguir respirar
  • Eventual perda de consciência

Quando se trata de bebês é muito importante observar qualquer gesto estranho após a amamentação. Sons suaves ou agudos enquanto tenta puxar o ar podem também ser sinais de engasgo.

Manobra para desengasgar

Segure o bebê inclinado para frente, dê até 5 palmadinhas nas costas dele. A manobra da cabeça levemente inclinada para frente, irá facilitar o processo de desengasgo, evitando também que o bebê broncoaspire caso vomite durante a realização da manobra.

Após essa manobra o bebê deve chorar ao tossir, mostrando que está desengasgado. Se não funcionar continue realizando a manobra enquanto a ajuda não chega.

Números em caso de emergência:

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência — Samu (192)
  • Corpo de Bombeiros (193)

Fonte: O Imparcial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS