Connect with us

GERAL

Centro de testagem Covid-19 fecha antes do horário previsto e pessoas não conseguem realizar exame no Piauí

Publicado

em

Pessoas com sintomas de síndromes gripais relataram ao g1 nesta quarta-feira (5) que foram barradas ao buscar atendimento no centro de testagem Covid-19 situado no Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi), Zona Leste de Teresina. O horário de funcionamento informado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) é das 9h às 17h, mas às 16h30 quarta, o local já estava fechado.

A FMS comunicou que uma hora antes de encerrar o horário de atendimento – 17h – nos centros de testagem, são distribuídas senhas para que as pessoas que já estão no local possam ser atendidas. Além disso, de acordo com o órgão, a demanda nos locais é, por enquanto, por ordem de chegada. Porém, em breve, vai ser por agendamento.

A estudante Geovana Paiva contou que foi impedida de realizar o teste para a Covid-19 duas vezes. Na terça (4), ela chegou às 16h e foi informada que os atendimentos já haviam encerrado. Nesta quarta, ela chegou às 15h e só foi atendida depois de muita insistência.

“Eu disse que não ia embora e que queria uma justificativa plausível. Então, o porteiro me deixou entrar para falar com a equipe de saúde para saber o motivo pelo qual eu estava sendo barrada pela segunda vez. Quando cheguei, falei com o pessoal e eles me responderam arrogantemente (sic.). Eu disse que estava apenas querendo uma justificativa do motivo de estar sendo barrada pela segunda vez, porque se o porteiro barrou, ele está recebendo ordens de alguém. Aí a equipe falou que ia me atender, mas só me atendeu porque fui questionar”, relatou.

A estudante Geyciane Teodoro e uma amiga também tentaram realizar o exame nesta quarta, porém não conseguiram. Geyciane está apresentando sintomas gripais desde sábado (1º). A jovem viajou para Luís Correia, município no Litoral do Piauí, no réveillon com amigos e familiares. Seis pessoas que viajaram com ela testaram positivo para a Covid-19.

“A gente veio hoje porque amanhã vou voltar a trabalhar. Estou com os sintomas desde sábado e ontem passei a vomitar, então resolvi fazer o teste hoje. Só que ao chegar aqui, nos deparamos com o portão trancado. O porteiro informou que as fichas foram encerradas por conta do tanto de pessoas e que é para a gente retornar amanhã. Conversei com pessoas que chegaram às 15h, foram barradas e só conseguiram fazer o teste porque reclamaram e pediram explicação. Ou seja, não é por falta de material, não é por demanda, até porque não estamos podendo ter paciência em relação a isso já que vivemos um novo surto de Covid”, reclamou a jovem.

Publicidade

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que o número de diagnósticos positivos para a Covid-19 dobrou entre a segunda (03) e a terça-feira (04) nos quatro centros de testagem instalados na capital.

Na segunda-feira foram realizados 579 testes para a doença causada pelo novo coronavírus, sendo que 44 foram positivos. Na terça, foram feitos 947 teste, dos quais 119 o diagnóstico foi positivo para a Covid-19.

Mais UBSs para atendimentos exclusivo de síndromes gripais

Teresina terá, a partir desta quinta-feira (6), mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento exclusivo de síndromes gripais. Somadas às quatro já existentes, a capital passará a ter seis unidades de saúde dedicadas somente ao atendimento de casos de Covid-19.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as unidades funcionarão todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h. Além das UBSs, o Hospital do Monte Castelo, que funciona 24h, também é dedicado exclusivamente ao atendimento de síndromes gripais.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS