Connect with us

DESTAQUES

Coordenadora de vigilância da Sesapi volta a recomendar uso de máscaras

Publicado

em

A Coordenadora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), Amélia Costa, em entrevista concedida ao programa “Notícias da Boa”, apresentado por Helder Felipe, reiterou a recomendação de que pessoas com comorbidades voltem a utilizar máscaras em locais fechados.

O alerta ocorre devido à detecção de uma nova subvariante do SARS-CoV-2, chamada EG.5, da cepa Ômicron, que já está em circulação mundial e teve o primeiro caso confirmado no Brasil, em uma mulher de 71 anos residente em São Paulo.

“A variante é transmissível, mas não apresenta evidências de gravidade nos países onde foi registrada. Mesmo assim, os portadores de comorbidades e pessoas com mais de 60 anos devem utilizar máscaras em locais com aglomeração e ambientes fechados para minimizar os riscos. Em casos com sintomas semelhantes à Covid, orientamos que a população busque uma unidade de saúde e realize testes. Já emitimos alertas para as regionais de saúde e estamos realizando a distribuição de mais testes nos municípios”, falou Amélia Costa.

Na terça-feira (22), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) emitiram uma nota de alerta epidemiológico, incentivando o estado a adotar medidas para aumentar a coleta de testes diagnósticos e a vigilância genômica dos casos sintomáticos de Covid-19. 

Amélia Costa informou que a Sesapi está distribuindo testes de Covid para as regionais de saúde e ressaltou a necessidade de conscientizar a população sobre boas práticas de higiene. Embora o teste atualmente adotado não seja capaz de identificar a variante, ele ainda é importante para medir a incidência de casos da doença.

Publicidade

“Nossa preocupação é informar a vigilância sobre pessoas que tiveram contato com indivíduos de outros países. É fundamental identificarmos o tipo de variante circulante não apenas no estado, mas em todo o país. Mesmo sem evidências claras, é bom que permaneçamos vigilantes em relação às variantes em circulação. Vamos conscientizar a comunidade sobre a importância das práticas higiênicas, desinfecção e a administração da vacina bivalente para crianças a partir de seis meses”, afirmou.

Vacinação em Teresina

A vacinação contra a gripe está aberta a todos os indivíduos com mais de 6 meses de idade até o dia 25, conforme o último cronograma disponibilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Os postos de saúde (UBS) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para a aplicação do imunizante. No Teresina Shopping, as doses também estão disponíveis das 9h às 17h nos mesmos dias.

Para a vacinação contra a Covid-19, as UBS atendem em dias específicos, de acordo com o cronograma para cada dose e público-alvo. Nas terças e quintas-feiras, todas as unidades aplicam a primeira e segunda doses, além da vacina bivalente.

Nos mesmos dias, as UBS do Buenos Aires, Santa Maria da Codipi, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Porto Alegre, Cidade Jardim, Satélite, Santa Isabel, Parque Poti, Renascença e Alto da Ressurreição estão administrando as doses para crianças de 5 a 11 anos, incluindo a primeira, segunda dose e reforço.

Publicidade

Já nas segundas, quartas e sextas-feiras, as UBS Planalto Uruguai, Santa Isabel, Betinho, Cristo Rei, São Pedro, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia e Carlos Alberto Cordeiro estão atendendo bebês de 6 meses a menores de 5 anos para a primeira, segunda e terceira dose. Crianças de 3 e 4 anos vacinadas com Coronavac e que precisam de reforço também podem ser atendidas nestes dias.

O Teresina Shopping também é um ponto de vacinação para todos os públicos, aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Vacinação Bivalente

Para receber a vacina bivalente contra a Covid-19, é necessário ter recebido pelo menos duas doses do imunizante e aguardar quatro meses após a última dose. Ao comparecer para a vacinação, é importante levar documentos de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, e o cartão de vacinação com os registros das doses anteriores.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS