Connect with us

GERAL

Chuvas devem se estender até o fim de semana no Piauí

Publicado

em

As fortes precipitações que incidiram sobre Teresina e outras regiões do Estado na noite desta quarta-feira e no final da tarde desta quinta não devem ser eventos isolados, conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Probabilidade de chuva é maior em áreas mais vermelhas e alaranjadas (Imagem: CPTEC/INPE)

No Piauí, a estimativa é que novas chuvas ocorram ao longo dos próximos dias, sobretudo nas regiões Norte e Centro Norte do Estado.

Em Teresina, a probabilidade de chuva chega a 90% no fim de semana, tendência que se repete nos municípios de Parnaíba, Pedro II, Cocal e Floriano.

Para esta sexta-feira, a temperatura máxima chega a 34°C, no Sudoeste do Estado, e a mínima varia de 19°C, no Sudeste, a 22°C, no Centro Norte.

Publicidade

A ocorrência de novas chuvas ao longo do mês de abril também foi apontada pelo mais recente Boletim Meteorológico divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar).

A forte precipitação que se estendeu da noite de quarta até a madrugada desta quinta-feira foi resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Segundo o levantamento da Semar, foram mais de 70 mm de chuva registrados em aproximadamente seis horas de chuva. Como a previsão da secretaria para abril era que fossem registrados 300 mm, concluiu-se que nessas poucas horas choveu pouco mais de 20% do que era esperado para todo o mês.

O temporal provocou estragos em diversos bairros da capital, e destruiu um trecho da BR 343, na saída de Teresina em direção ao município de Altos. Por conta dos danos, a rodovia foi parcialmente interditada pela Polícia Rodoviária Federal, que está orientando os motoristas a pegarem um desvio , passando pelo bairro Gurupi (veja mapa ao lado).

A meteorologista Sônia Feitosa, da Semar, confirma que as chuvas devem continuar, principalmente no Norte do Piauí. Na região Sul, as chuvas ocorrerão devido a atuação de uma faixa de umidade que se estende do Amazonas até o Oceano Atlântico, passando pelo Sul da Bahia. “O sistema frontal que chega a Bahia favorece a ocorrência de chuvas no Sul do Piauí”, ressalta Feitosa.

Publicidade

Para a região

Para o Nordeste, nesta sexta-feira (10/04), há previsão de tempo nublado com pancadas de chuva localizadas que podem vir acompanhadas de descargas elétricas pontuais na maior parte do interior da região, com destaque para o Recôncavo Baiano e para a Costa do Dendê, na Bahia, podendo ocorrer acumulados de chuva de até 24 horas em algumas áreas.

 

Fonte: Potal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS