Connect with us

GERAL

Com casa cheia, tem início a I Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência em Picos

Publicado

em

Teve início na manhã desta segunda-feira (25) a 1ª Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência. O evento acontece no auditório do Premen e teve a presença de adolescentes – tanto meninos quanto meninas –, professores, psicólogos, psicopedagogos e líderes de coordenadorias de políticas públicas.

A psicopedagoga, Edivânia Barros, relata que é fundamental esse tipo de conversa com os adolescentes, pois é necessário quebrar determinados tabus que ainda são impostos pela sociedade, o que faz com que pais e escola não tratem sobre o assunto.

Edivânia Barros, psicopedagoga – Imagem: Jaqueline Figueredo

“Tratar sobre a sexualidade, de fato, é ainda polêmico, pois nós não estamos preparados para falar sobre o assunto. As escolas estão começando, aos poucos, a se abrirem para o tema. Contudo, como este é um evento que vai se tornar anual, feito pela Secretaria de Saúde e com o apoio de nós, educadores, nós temos que levar a eles essa conscientização de prevenção. É preciso que o adolescente conheça seu corpo, se conheça, para evitar. Porque além do risco à saúde, ainda temos o risco social, porque uma adolescente que engravida, larga os estudos cedo também. E aí é mais uma geração que vem de uma situação de risco e já vai colocando outra na mesma situação”, disse a psicopedagoga.

A Coordenadora de Políticas Públicas da Mulher em Picos, Nega Mazé, também participa da programação e declara o quanto é importante o evento para a sociedade picoense. De acordo com ela, tratar sobre os riscos de uma gravidez na adolescência é de suma importância.

“Eu estou gostando desse evento porque, de fato, ele está atingindo o público de interesse. São garotas e garotos que estão aqui aprendendo sobre como se portarem perante a sexualidade. A gravidez na adolescência é um prejuízo muito grande na vida de uma mulher. E quando você coloca dentro do patamar dos limites de quando ela pode engravidar, você está salvando toda uma sociedade”, declarou Nega Mazé.

Publicidade

Nega Mazé, coordenadora de Políticas Públicas da Mulher em Picos – Imagem: Jaqueline Figueredo

A coordenadora parabenizou ainda a iniciativa da Secretaria de Saúde, na subpasta da Saúde na Infância e Adolescência, pela programação acontecer às vésperas do carnaval, onde há um grande risco desse tipo de problema acontecer.

A adolescente de iniciais F.S.S. 12 anos, declarou ser importante esse tipo de conversa, pois é algo que ela nunca teve a chance de conversar com sua mãe ou pai sobre.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior Santos, participou do evento. “Nós como gestores, ficamos felizes em poder dar nossa contribuição nesse sentido de participar e orientar da melhor maneira possível, através dessa interação entre gestão e sociedade”, disse.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS