Connect with us

Belém do Piauí

Conselheiros tutelares são empossados para novo mandato em Belém do Piauí; veja fotos

Publicado

em

Cerca de 30 mil conselheiros tutelares, nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, tomaram posse nessa quarta-feira, 10 de janeiro, data que marca o início de mais um período crucial para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Em Belém do Piauí, a cerimônia de posse aconteceu no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, e contou com as presenças de autoridades, dos conselheiros, familiares e amigos.

Na oportunidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), diplomaram os conselheiros tutelares votados em eleição direta realizada em outubro de 2023.

Foram empossados no cargo de conselheiro tutelar Lorena Gabriela Macedo dos Reis, Kaenny Ribeiro Granja, Francisco Benjamim de Carvalho, Mariana Gomes Carvalho e SOlidade Antônia da Conceição Silva.

Eles assumem a função para um mandato de quatro anos, exercendo um importante papel para a infância e juventude. Nesse período, vão atuar pela garantia de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, tais como educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência.

Além dos cinco titulares, o prefeito Ademar Carvalho e a presidente do CMDCA, Olisabel Silveira, também diplomaram três suplentes – Janiele Maria Leal, Atinaela da Costa Coelho e Simoneide de Carvalho.  

Publicidade

Depois de diplomados, titulares e suplentes realizaram o juramento solene, que foi conduzido por Gabriela Macedo dos Reis.

A conselheira empossada, Kaenny Ribeiro, representando aos demais colegas, fez um breve pronunciamento, onde dirigiu agradecimentos e assumiu publicamente o compromisso de lutar pelos direitos da infância e adolescência.

“Agradecemos primeiramente a Deus, em sua infinita graça e misericórdia, por nos permitir cegar até aqui. Aos nossos familiares e amigos que nos ajudaram mais uma vez nessa conquista. O nosso obrigado a cada cidadão belenense que depositou seu voto em cada um de nós. Iremos dar o nosso melhor para defender os direitos das crianças e dos adolescentes de Belém do Piauí.”, disse.

Anaías Coelho, secretária de Assistência Social, parabenizou a todos os conselheiros, os eleitos e os suplentes, e definiu o ato de posse como uma etapa muito importante. “Hoje se concretiza a vontade do povo de Belém, que os elegeu, dando a confiança para o exercício de uma missão muito importante, que é zelar, cuidar do nosso futuro, que são as crianças e adolescentes. Espero que possam, na medida do possível, exercer com zelo, dedicação, união e compromisso, o que a sociedade vos confiou. Estaremos aqui na Assistência Social sempre à disposição de vocês.”

Olisabel Silveira, presidente do CMDCA, que esteve à frente do processo de escolha dos conselheiros, destacou que a posse e nomeação dos membros do Conselho Tutelar encerra um longo processo iniciado com a preparação para as eleições. “Esse processo eleitoral começou a seis meses antes do dia 1º de outubro, que foi a data da eleição, quando nós recebemos um comunicado do Ministério Público Estadual. Desde então foi realizado um longo processo, seja para quem organiza, bem como, para os candidatos.”, pontuou.  

Ela agradeceu ao Governo Municipal, na pessoa do prefeito Ademar Carvalho, por todo o apoio, agradeceu aos membros do CMDCA, citando Lindalva, presidente da comissão eleitoral. Em sua fala, ela salientou que a sociedade que elegeu os conselheiros agora deve contribuir para a realização de um bom trabalho. “O Conselho, sem o apoio da gestão e da comunidade, não tem como desenvolver um trabalho bem feito.”, disse, fazendo um apelo à sociedade para denunciar casos que envolvam menores. “Denunciar não é querer o mal, é querer o bem das pessoas. Vamos todos fazer esse papel juntos, juntos e bonito.”

O prefeito Ademar Carvalho, após dar posse aos novos conselheiros tutelares, agradeceu e parabenizou a secretária de Assistência Social, Anaías Coelho, e toda equipe, pelo trabalho realizado.

Em sua fala, o gestor citou casos da atuação do Conselho Tutelar para demonstrar a importância do Conselho como órgão na proteção de crianças e adolescentes, e pediu empenho para esse novo mandato. “Agora é hora de apertar o trabalho e começar um novo momento. Não vamos cruzar os braços. Estou disposto para ajudar para mostrar um trabalho o diferente.”, disse.  

Ademar anunciou que 2024 será um ano de muito trabalho e muitas ações na Assistência Social. “O senador Marcelo Castro e o deputado federal Castro Neto colocaram 2,5 milhões reais de recursos para o custeio para realizarmos várias ações que estão sendo planejadas, e com certeza serão beneficiadas todas as ações que estão ligadas à Assistência Social.”, pontuou.

Dentre outros, também estiveram presentes a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Carvalho, e os demais vereadores; secretários e assessores municipais, membros do CMDCA.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS