Connect with us

GERAL

CTA de Picos promove campanha de prevenção e combate à sífilis; 149 casos em 2019

Publicado

em

O Centro de Testagem e Aconselhamento na Prevenção e Combate de Doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira (30), na Praça Josino Ferreira, uma campanha de contra a sífilis.

A equipe de profissionais do CTA realizou testes rápidos e gratuitos para rastreio da infecção na população. Segundo a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, a doença precisa ser descoberta no início para, quanto mais cedo, mais rápido o tratamento e cura. Ela lembra ainda que, na maioria dos casos, não há sintomas que demonstrem que a pessoa está infectada.

Isabel Fontes, coordenadora do CTA de Picos

“A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível. É uma doença que, na maioria dos casos, não possui sintomas. Ou seja, a pessoa pode ter e não saber. É por isso que esse ano a nossa campanha é: faça o teste de sífilis – você pode ter e não saber”, disse ela.

Isabel relatou ainda que a campanha é feita rotineiramente, mas que todo ano, no mês de outubro, ela é enfatizada. Neste ano, o foco são as gestantes que possuem a doença e acabam, muitas vezes, transmitindo para os bebês sem terem conhecimento, por conta da falta de sintomas. É a chamada sífilis congênita.

Este ano estamos com foco em uma classe especial em nossa cidade: as gestantes. Foram notificados 24 casos de mulheres grávidas com a sífilis. Por isso fica nosso alerta à população com relação a essa infecção, que tem aumentado muito o número de casos. Em outubro sempre fazemos essa campanha de prevenção e combate à sífilis. Esse ano estamos enfatizando a questão da sífilis congênita, porque ela é passada da mãe para o bebê. Então, por não haverem sintomas e como não é feito o teste, muitas vezes a mãe nem sabe que tem a doença. Aí quando o bebê nasce, ele nasce com a sífilis congênita. Para evitar isso, a mãe tem que fazer o teste porque ao dar positivo, ela já faz o tratamento. Chamamos a atenção para o companheiro, pois ele tem que realizar o teste. Se a gestante faz e trata, mas ele não, ela pode ter a reinfecção”, explicou.

Ela relatou ainda que quando o resultado do teste dá positivo, a pessoa infectada já recebe a medicação para tomá-la no hospital, único local em que pode ser feita. Ela ressalta que todo o serviço e medicamento é gratuito.

“A sífilis é curável. É curada com antibiótico. A pessoa que tem sífilis já sai com a medicação daqui para fazer o tratamento. Vale orientar que a doença pode evoluir de primária à terciária. Pode passar de um ferimento indolor para vários ferimentos. Pode prejudicar os ossos, que é a fase terciária”, destacou.

Publicidade

Em Picos já foram notificados 149 casos de janeiro até agora, sendo 63 casos em homens e 86 em mulheres. Destas, 24 casos em gestantes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS