Connect with us

GERAL

Educação de Marcolândia inicia Semana Pedagógica 2022.1

Publicado

em

A gestão do prefeito Dr. Corinto Matos em Marcolândia através da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira (07), a Semana Pedagógica 2022.1.

O evento foi direcionado a todos os professores da rede municipal de ensino e aconteceu na Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, com dois temas trabalhados pelo palestrante Isaque Folha: “A música e o lúdico como recurso didático” e “A BNCC e as competências socioemocionais na luta contra a rotina”.

A Jornada Pedagógica de Marcolândia contou também com a participação de Emanoel Vinícios da Silva (Vinicios do Sax) que faz animação musical durante os intervalos.

Na palestra conduzida por Isaque Folha, ele destacou que a BNCC é um compilado do que já foi elaborado em tempos de outrora como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Com base nos temas o palestrante citou um projeto de sua autoria intitulado como “Cantigas de Valor”. O livro tem como embasamento as Cantigas de Roda reformuladas.

As cantigas de roda tradicionalmente reproduzem o folclore e as diferentes culturas, possuem grande poder de estímulo da criatividade e imaginação, através de danças e letras de formas simples, curtas e de fáceis memorização. As brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos e, que, caem no gosto dos adultos também.

Isaque Folha deu vários exemplos sobre o significado de bem-estar e qualidade de vida ressaltando rotinas de diferentes segmentos profissionais. O palestrante destacou que “bem-estar” tem a ver com paz de espírito. No tocante a qualidade de vida ele deu exemplo de um cidadão – agricultor por exemplo – que leva uma vida com bons hábitos, onde foi destacado a qualidade no sono, boa comida caseira, entre outros fatores, diferentemente daqueles que estão diariamente lidando com as tecnologias digitais.

Publicidade

Retorno das aulas

Em entrevista, a secretária de Educação de Marcolândia, Auxília Matos, destacou que as aulas terão início no dia 14 de fevereiro de forma presencial onde serão tomados todos os cuidados preventivos ao contágio da COVID-19. Ela enfatizou que “se for preciso parar vamos parar sim porque não queremos colocar em risco a vida dos nossos alunos e dos funcionários”.

A Semana Pedagógica segue durante toda essa semana com organização das escolas e planejamento. “Vamos fazer também formações com os professores de segundo e quinto ano por conta da prova do SAEPI que vai acontecer agora em março. A gente vai estar sempre preparando esses alunos e o professores, indo em busca do índice bom desenvolvimento do nosso município em relação ao nosso aprendizado”, acrescentou.

Auxília Matos falou sobre os demais temas que serão ministrados durante os dias da Semana Pedagógica. “Aprender, desaprender e reaprender” serão ministrados na quarta e quinta-feira pela equipe de Teresina com os formadores Jessiane Carvalho, Maria da Luz e Marcilene Machado.

“Eles vão trazer temas bem atrativos para os professores como a gamificação na educação infantil e ensino fundamental e também a aprendizagem baseado em projetos. Será uma semana rica em conhecimento e aprendizado. No dia 10 teremos uma formação com a equipe do meio ambiente onde o município está junto com todas as secretarias em busca do selo ecológico”, concluiu a secretária de Educação de Marcolândia.

Professora de Matemática do Ensino Fundamental II da escola Valdir Tintiliano de Sousa, Luiza Maria, disse que a avaliação sobre atuação do palestrante é nota 10. “Foi uma boa escolha da nossa secretária ter escolhido Isaque Folha, um grande orador que trouxe pra nós a BNCC trabalhando as nossas fraquezas e limitações devido à pandemia. Ele veio pra nos agregar mais um pouco”, revelou.

Luiza Maria falou sobre o retorno das aulas. “Quando iniciou no ano passado eu estava feliz e ao mesmo tempo com medo, porque vivi na pele a covid-19, quase morro [….] estou apreensiva, estou feliz também, mas estou com medo. Vamos iniciar com todo trâmite do MEC e a gente espera vencer essa pandemia”, concluiu a docente.

Programação

A programação da Jornada Pedagógica 2022.1 em Marcolândia segue até quinta-feira. Veja abaixo!

Publicidade

Terça-feira 08/02
Manhã: 8:00 às 12:00
Tarde: 13:30 às 18:00
Palestrantes: Maria da Luz e Jessiane Carvalho
Tema: Agamificação na educação infantil
Público-alvo: Professores da Educação Infantil, diretores e coordenadores

Terça – feira 08/02
Manhã: 8:00 às 12:00
Tarde: 13:30 às 18:00
Palestrantes: Marcilene Machado
Tema: A gamificação no Ensino Fundamental I
Público-alvo: Professores do Ensino fundamental I, diretores e Coordenadores

Quarta-feira 09/03
Manhã: 8:00 às 12:00
Tarde: 13:30 às 18:00
Palestrante: Marcilene Machado e Maria da Luz
Tema: Aprendizagem baseada em projetos
Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental II, diretores e coordenadores

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS