Connect with us

GERAL

Em Jacobina, população propõe melhorias para o Sistema Único da Assistência Social

Publicado

em

O município de Jacobina do Piauí realizou nesta sexta-feira, 11 de agosto, no espaço do CRAS, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O objetivo da Conferência, a partir da temática central, foi analisar “SUAS que temos”, traçar objetivos e metas para avançar e chegar ao “SUAS que queremos”.

O evento foi conduzido pelo assistente social, Valdete Aquino, e reuniu representantes do poder público municipal – prefeito, secretários municipais, vereadores -, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil organizada em um espaço de debate sobre temas fundamentais para contribuir com o aprimoramento da Política Nacional de Assistência Social no Brasil.

A Conferência foi oficialmente aberta pela presidente do CMAS – Conselho Municipal da Assistência Social, Raila Reis Ferreira.

Em seguida, o conferencista Roberto Oliveira ministrou a palestra magna com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O palestrante abordou, também, outros cinco eixos norteadores dos debates – Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos e Benefício de Transferência de Renda.

Após a palestra, os participantes, divididos em grupos, elaboraram uma série de propostas para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) a nível local, estadual e nacional.

As propostas foram apresentadas na plenária final e aprovadas pelos participantes. Estas serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência de Assistência Social, que acontecerá em Teresina.

Na ocasião, também foram escolhidos os delegados, aqueles que irão representar o município de Jacobina do Piauí na Conferência Estadual.

Publicidade

Em entrevista, o conferencista, Roberto Oliveira, falou sobre a importância da Conferência. “Esse é um momento de grande importância, por ser um espaço amplo de diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários para juntos avaliarmos o que realmente já se avançou na política de assistência social, as dificuldades que precisam ser superadas, e aqui propor sugestões, buscar caminhos para que a gente posa melhora os serviços e o atendimento à população.”, disse.

O prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, que também é presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI), esteve presente na Conferência.

Ao final, o gestor fez um longo pronunciamento, onde destacou a importância da assistência social. “Quando bem trabalhada, as políticas públicas da assistência social atendem as necessidades básicas das pessoas, das famílias que, por alguma circunstância, se encontram desamparadas, em situação de vulnerabilidade.”, disse.

GD comentou sobre os avanços alcançados ao longo de quase sete anos de gestão, como a ampliação da frota de veículos do município, que hoje dispõe de uma frota de 22 veículos, também comentou sobre as propostas apresentadas na plenária final, sobre os serviços oferecidos pela pasta e sobre novos projetos.

Dentre estes, o prefeito GD falou sobre o JADSOL, um programa de desenvolvimento social elaborado pelo município, que já foi apresentado em Brasília, ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e em Teresina, para a secretária de Estado da Assistência Social, Regina Sousa.

O projeto visa levar todos os serviços da Prefeitura Municipal e suas Secretarias para as comunidades rurais, com foco no atendimento à população e, sobretudo, no desenvolvimento do potencial das comunidades e das pessoas.

“Nós queremos dar assistência às pessoas, atender as suas necessidades, mas, principalmente, gerar oportunidades, trabalhar o potencial para o seu desenvolvimento social.”, disse.

Ao final, a Rejane Rodrigues, secretária de Assistência Social, também falou sobre outro plano da pasta, que é o CRAS Itinerante, cujo objetivo é levar os serviços da Assistência Social para as comunidades, aproximando ainda mais das pessoas onde elas residem.

Ela também agradeceu a todos pela participação de todos na Conferência e pela colaboração na elaboração e apresentação de propostas para a melhoria do SUAS.

Publicidade

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS