Connect with us

GERAL

Emater realiza oficinas para mulheres da região do Vale do Guaribas

Publicado

em

Por meio da modalidade Chamada Pública, a Emater realiza, entre os dias 8 e 11 deste mês, nos municípios de Padre Marcos, São Julião, Aroeira do Itaim, Francisco Macedo e Alagoinha, oficinas com mulheres atendidas pela Chamada Pública Mulheres Rurais Vale do Guaribas.

Os recursos para realização das atividades são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), contrato 173/2013, e visam a realização de 12 oficinas direcionadas às mulheres do Território do Vale do Guaribas. São atendidas pelo projeto, atualmente, 240 mulheres que vivem na zona rural, e o intuito é promover, neste primeiro momento, uma socialização dos diagnósticos, com foco no eixo produtivo individual e/ou coletivo.

A aplicação dos recursos se dará por meio da Elaboração de Projetos Produtivos, orientados pelos Extensionistas do Emater em consonância com as mulheres beneficiárias. Os recursos serão acessados via Bolsa Família e o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações serão de responsabilidade dos extensionistas do Emater.

“Nesta etapa, realizamos oficinas em Padre Marcos, em Aroeira do Itaim e serão realizadas, até esta sexta-feira (11), mais sete oficinas, com uma média de 20 mulheres por curso”, disse o gerente da Chamada, Orlando Ferreira.

Entre as atividades propostas estão: Mobilização e identificação das mulheres; visitas técnicas de diagnósticos; oficinas de socialização e planejamento de ações; produção agroecológicas; troca de vivências, oficinas de comercialização, elaboração de projetos de acesso ao PAA e Pnae.

Publicidade

Na avaliação do diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius, esta é uma grande oportunidade para capacitar as mulheres, despertando nelas o sentimento de empreendedoras. “Representa um importante passo da chamada no processo de organização das mulheres na perspectiva do fortalecimento das atividades produtivas e do processo de organização coletivo das mesmas”, destacou Marcos Vinicius.

 

Fonte: Gov. do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS