Connect with us

GERAL

Enem: 186 mil piauienses vão fazer o exame no domingo (04)

Publicado

em

Quem está prestes a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deve estar bem preparado e por dentro de todas as informações necessárias para fazer as provas já que o exame tem uma importância e um peso considerável quando o assunto é ingressar em universidades públicas ou aderir a programas públicos de bolsa ou financiamento de estudo como o Prouni e Fies. Isso porque, a nota conquistada pode valer para admissão ou ainda contar como resultado de prova de vestibular.

No Piauí, 186 mil candidatos farão a primeira etapa do Enem 2018 neste domingo (4), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os portões dos locais de prova abrirão às 12h no horário de Brasília e às 11h no Piauí, devido o início do horário de verão, e fecharão às 12h. Os horários valem tanto para este domingo (4), quanto para o próximo (11). Nos dois dias, as provas vão iniciar meia hora após o fechamento dos portões.

O professor Wellington Soares, coordenador do Pré Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nessa reta final é importante o aluno manter a calma, a tranquilidade e afirma que estão preparados para a maratona de provas. “No Piauí todo são 186 mil alunos inscritos no Enem e a rede pública entra com quase 80% desses candidatos. Eu costumo falar que o aluno ao concluir o 2º ano do ensino médio praticamente já viu todo conteúdo, pois o 3º ano é só uma revisão. O nosso projeto é uma revisão da revisão, então em termos de conteúdo eles estão preparados e tem que cuidar agora do aspecto psicológico, trabalhar a ansiedade e toda questão emocional, além de cuidar também do aspecto físico”, declarou.

O tempo da prova ainda uma questão que assusta os alunos. Vai dar tempo de fazer a prova inteira? Quantos minutos devo usar para cada pergunta? Aqui, a dica do professor é simples: leia a questão antes do texto que se precisa interpretar. Ao ler o conteúdo já sabendo quais informações precisas coletar, o entendimento fica mais fácil e aluno consegue focar apenas no necessário para respondê-la.

Neste primeiro domingo, as provas serão de Ciências Humanas e Linguagens e códigos, com 45 questões cada, além da redação. Os candidatos terão 5h30 para responder. Duas horas após o início, o candidato pode deixar a sala de aplicação. Cinco horas depois, ele pode sair com o caderno de questões. Às 19h horas, no horário de Brasília, as provas encerram. Já na segunda etapa, dia 11, as provas serão de Matemática e Ciências da natureza. Neste dia, os candidatos terão 5h para responder as questões. As provas encerram sempre às 18h no horário de Brasília.

Publicidade

“Um aspecto importante que eu sempre recomendo é o alimentar, é preciso ter uma alimentação saudável e no dia das provas jamais sair de casa sem tomar café, o candidato não deve sair em jejum em hipótese nenhuma, porque ele pode passar mal, da mesma forma que ele não pode exagerar no café porque pode da sonolência e provocar um desarranjo intestinal e isso seria terrível”, acrescentou.

O que levar

No dia do exame é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Carteira de estudante não é considerado documento oficial. Se o candidato perdeu o documento ou teve o documento roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Outro item obrigatório é caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.

Publicidade

Redação: obedeça estrutura do texto

Wellington Soares, escritor e professor de português, lembra que o texto dissertativo argumentativo exigido pelo Enem na redação tem caráter reflexivo e defesa de uma ideia, além da preocupação com o uso da norma culta. Ele lembra que a melhor forma de aprender a escrever é escrevendo, e ler sobre temas da atualidade ajuda os candidatos tanto na redação quanto nas questões objetivas.

“O aluno tem que se atentar para as aulas que tiveram, respeitar a estrutura do texto, com quatro parágrafos, não é obrigado ele colocar o título e sobre a questão do tema eu não aposto muito em tentar adivinhar o tema e esse processo não é saudável, pois o aluno tem que está preparado para dissertar sobre qualquer tema e acabar com essa história que redação é inspiração, mas, com certeza, será um tema da atualidade”, revela.

O professor recomendou ainda que o aluno deixe para fazer a redação por último, por que ao longo das questões das matérias do primeiro dia de exame, o candidato pode pegar muitas dicas que são distribuídas ao longo das questões.

“Hoje as questões priorizam muito a interdisciplinaridade, ou seja, o conteúdo de uma matéria está associado a outras matérias, então isso é bacana e privilegia o raciocínio. A dica principal é ter calma, fazer entre 27 e 30 linhas, não fugir ao tema e o mais importante é o desfecho, que é justamente apresentar uma solução para o problema porque se nos formos observar os temas hoje cobrado pelo Enem são sempre problemas a serem solucionados”, orientou.

Publicidade

As redações são corrigidas por dois corretores de forma independente. As notas podem variar de 0 a 1.000, sendo que cada uma das cinco competências vale 200 pontos. Se houver discrepância de notas entre os dois corretores, a redação será corrigida por uma terceira pessoa.

Os textos que apresentarem menos de sete linhas, impropérios, desenhos e partes desconexas com o tema proposto terão nota zero. O edital prevê que as redações que não respeitarem a estrutura dissertativa-argumentativa e fugirem ao tema também recebam zero.

Nervosismo para a prova é um bom sinal

As provas mais importantes do ano para milhões de piauienses estão se aproximando. Falta apenas um dia para o primeiro teste do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nesse domingo, dia 4 de novembro. Nesta reta final, segurar a ansiedade pode ser difícil, mas também muito importante pra um bom resultado. A psicopedagoga e especialista em distúrbios de linguagem, Isabel Batista, dá dicas de como manter o equilíbrio antes e durante a prova de domingo.

“Os alunos precisam entender que eles não se prepararam esse ano. São 12 anos de preparação e Enem prioriza e preconiza exatamente todos esses saberes que aluno possui, então estar ansioso para a prova é bom sinal, o que o aluno precisa aprender é controlar essa ansiedade. A medida mais básica que existe é a respiração, portanto respirar profundamente, inspirar, expirar e colocar a consciência na contagem dessa respiração faz com que você se acalme e consiga ter um desempenho melhor”, recomenda a orientadora educacional.

Publicidade

Outra dica a psicopedagoga é que o aluno inicie a prova pela disciplina que o aluno tem maior afinidade e se sente melhor para responder as questões. “O ideal é você começar por aquilo que lhe faz bem, por aquilo que você treinou o ano inteiro, já que os alunos passaram o ano nas escolas fazendo simulados, treinando a redação, elaborando essas questões e convêm na hora da prova colocar em prática a sua estratégia, então aquela prática que foi melhor para você durante o ano é a que deve ser utilizada”, reforçou.

Para trabalhar melhor a ansiedade e o nervosismo, convêm estar perto de pessoas que o aluno confia e que lhe passa confiança e apesar de ser um paradoxo, estar próximo de outras pessoas que também vão realizar o Enem, pode dar força para o candidato. “É preciso ainda dormir, no mínimo, uma hora antes do horário que costuma dormir e enfrentar todo o processo sabendo que ele é necessário para você passar para uma outra etapa, mas que não é o fim do mundo”, finaliza.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS