Connect with us

GERAL

Estudantes e professores da Seduc poderão participar de intercâmbio nos EUA; saiba mais

Publicado

em

Estudantes e professores de escolas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terão a oportunidade de participar de um intercâmbio nos Estados Unidos (EUA). Esta iniciativa faz parte do novo programa Seduckathon, destinado a alunos dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais.

O Seduckathon é uma competição de programação e dá aos estudantes e docentes a possibilidade de vivenciarem uma experiência educacional de alto nível. De acordo com o Secretário de Educação, Washington Bandeira, a parceria com a instituição do exterior foi firmada durante agenda internacional do governador Rafael Fontes no ano passado. 

“Essa é mais uma novidade que nós estamos implementando este ano. Nossos alunos terão a chance de participarem de um intercâmbio inédito. Os selecionados irão para a melhor escola técnica voltada para a área de programação de tecnologia da informação”, disse Washington Bandeira, secretário de Educação.

O processo seletivo para a escolha dos estudantes e docentes será dividido em três fases, começando com uma prova objetiva a ser aplicada em 19 de fevereiro. Essa prova incluirá 60 questões, abrangendo tanto conhecimentos específicos quanto língua inglesa. 

Os melhores times, compostos por cinco alunos de cada escola, avançarão para a próxima etapa, onde desenvolverão projetos de programação visando solucionar desafios reais enfrentados pelas escolas, como gestão escolar e sustentabilidade.

Publicidade

Os projetos selecionados competirão no Seduckathon, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril. Os vencedores – 20 estudantes e 4 professores – ganharão um intercâmbio de 30 dias na Worcester Technical High School (WTHS), em Massachusetts, Boston. 

Além do intercâmbio, haverá premiações em dinheiro para as equipes classificadas entre a 5ª e 10ª posição. Estudantes receberão bolsas de R$ 350,00, e professores orientadores, bolsas de R$ 1.000.

Como Participar

As inscrições estão abertas até o dia 9 de fevereiro e podem ser feitas gratuitamente através do site seduc.pi.gov.br/seduckathon.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS