Connect with us

GERAL

Fortes ventanias contribuem para aumento de animais marinhos encalhados no litoral do PI

Publicado

em

Biólogos apontam que as fortes ventanias que tem sido registradas no litoral do Piauí, aliada a outros fatores humanos e biológicos, têm contribuído para o encalhe de animais marinhos nas praias piauienses. 

A Marinha do Brasil chegou a emitir um alerta de rajadas de até 60 km por hora no início do mês e em apenas um dia, 18 de julho, foram encontrados dois botos cinzas e três tartarugas mortas, em Parnaíba e Luís Correia.

Para a bióloga e vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Mendes Magalhães, fatores climáticos e sociais, como a pesca predatória ilegal e a pesca de arraste, bem como os lixos depositados nas praias por turistas, podem agravar esses encalhes, que coloca o animal em risco de vida.

Segundo a bióloga, resta o apelo à população para a conscientização e registro dessas ocorrências, para que uma equipe de profissionais possa chegar a tempo do resgate. “O que a gente chama atenção é para que as pessoas colaborem com esses dados e registros, através da ciência cidadã, que é uma ciência que permite que o envolvimento comunitário”, explicou.

“Para que as pessoas que habitam e moram nessa região possam colaborar, pesquisar e repassar essas informações e, a partir delas, que a gente possa quantificar quanto que essas ocorrências estão aumentando ou não ao longo dos anos. Infelizmente este dado ainda é considerado normal”, completou a bióloga.

Publicidade

No dia 18 de julho foram encontrados, na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, dois botos cinza mortos, já em estado de decomposição. No mesmo dia, foram encontradas três tartarugas marinhas mortas, encalhadas nas praias de Atalaia e Peito de Moça, em Luís Correia.

Fonte: G1 PI / Foto: Instituto Tartarugas do Delta

Facebook

MAIS ACESSADAS