Connect with us

Fronteiras

Fronteiras avança e é reconhecida pela 4ª vez com “Selo Unicef – Município Aprovado”

Publicado

em

A cidade de Fronteiras, localizada a 407 quilômetros  da capital Teresina, foi contemplada com “Selo Unicef – Município Aprovado” edição 2017/2020. Essa é a quarta premiação no geral e a segunda consecutiva.

A relação de cidades do Piauí que alcançaram êxito foi divulgada na manhã desta terça-feira, 08 de dezembro, por volta das 09h45min pelo Fundo das Nações Unidas para Infância, através de transmissão ao vivo de forma virtual.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios brasileiros. O prêmio é um reconhecimento pela implementação de políticas públicas em prol da melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do município.

O resultado para secretária de Educação, Verônica Pereira, é fruto de trabalho em equipe, dedicada a transformação de qualidade para crianças e adolescentes.

A conquista do Selo Unicef representa positividade, oportunizando várias melhorias para o município, onde os beneficiados diretamente são crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino. Não poderíamos deixar de agradecer também a educadora e prefeita Maria José, por sua parcela significativa na contribuição dessa conquista e toda equipe que se empenhou e não mediu esforços”, destacou Verônica.

Publicidade

“Parabenizamos todos que compõem a Educação de Fronteiras, vigias, zeladores, professores, por terem contribuído pela excelência do trabalho com o devido respeito e zelo, pois para alcançar esse objetivo é necessário enfrentarmos os problemas com firmeza”, destacou.

A secretária teceu elogios e parabenizou a articuladora do Selo de Fronteiras. “Parabenizo a articuladora Inácia Ribeiro  e a mobilizadora Joaquina Girlúcia pelo profissionalismo e com isso conduziram as ações do Selo Unicef, colocando à frente, a vontade de ver Fronteiras crescer. O meu agradecimento especial à equipe educacional, bem como as secretarias solicitadas, fazendo da união a força”, enfatiza parabenizando a professora e secretária de Educação, Verônica Pereira.

A articuladora do Selo Unicef em Fronteiras, Inácia Ribeiro, enaltece a data desta terça-feira, dia 08 de dezembro. “Hoje é um dia mais do que especial porque saiu o resultado de um trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes no município de Fronteiras. Esse é um trabalho onde se desenvolve ações orientadas pelo Selo Unicef e pela quarta vez o município tem sido contemplado. Isso significa dizer que os gestores estão empenhados em oferecer o básico para as crianças e aos adolescentes do município”, enfatizou. “Fronteiras hoje está parabéns”, acrescentou.

Dentre as melhorias citadas pela articuladora do Selo em Fronteiras, que está à frente desde as duas últimas edições, a Saúde é destaque uma vez que conseguiu 100% de cobertura das vacinas para crianças e adolescentes contra a tríplice viral.

A Educação foi outra dimensão social evidenciada ao obter resultados positivos com a diminuição do índice de distorção da idade-série entre alunos do 6º ao 9º ano. No tocante foi ressaltado. “tivemos a Busca Ativa escolar para resgatar alunos que estavam fora da escola”.

Publicidade

A continuação do Núcleo Cidadania dos Adolescentes NUCA, grupo formado por jovens que procuram ser protagonistas com orientações das ações do Selo Unicef está entre os fatores de inclusão  resultando nos avanços para obtenção do prêmio.

“O município realizou campanhas de infância sem racismo, prevenção contra o trabalho infantil e exploração sexual, prevenção da gravidez não planejada, alimentação saudável e prevenção da obesidade, sensibilização da sociedade para a importância dos cuidados para primeira infância”, salientou.

Segundo destacou a articuladora, o prêmio conquistado deve-se a grande parceria entre as secretarias do município tais como: Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, bem como todas as instituições de ensino envolvidas.

“A rede procurou sempre se manter articulada realizando um trabalho de forma intersetorial, pois só assim foi possível a gente conseguir desenvolver essas ações”, destacou.

A articuladora em Fronteiras acrescentou que o Selo Unicef procura sempre oferecer ações para proteger as crianças e os adolescentes.

Publicidade

“Tais ações buscam garantir a igualdade de oportunidade no acesso aos direitos para que cada criança e adolescente se desenvolva protegida de violência, brinque, aprenda e viva com plenitude a sua infância”, explicou.

Inácia Ribeiro reforça o quão importante é o desenvolvimento de ações para a garantia e efetivação dos direitos para crianças e adolescentes.

“É de suma importância que o município continue fazendo adesões ao selo Unicef porque só assim teremos a garantia de que as crianças e os adolescentes fronteirenses estarão com seus direitos, que são garantidos por lei, sendo efetivados”, concluiu a articuladora do Selo Unicef em Fronteiras, Inácia Ribeiro.

Quem também comemora os resultados obtidos que culminou na premiação da cidade de Fronteiras é a mobilizadora do NUCA, professora Joaquina Girlúcia. “Essa vitória é de todos porque a união faz a força. O sentimento é de dever cumprido porque foi muito difícil chegarmos até aqui. Estou muito feliz e quando a gente se abraça conseguimos bons resultados. Graças a Deus a gente se abraçou diante das dificuldade que passamos”, destacou.

Girlúcia enfatiza o modelo de gestão e trabalho da Educação Municipal de Fronteiras. “Fazemos educação com compromisso e muita competência. É um sentimento de gratidão mesmo. Quero agradecer a Inácia como articuladora. Aos poucos fui aprendendo ser mobilizadora e a fazer bem feito o papel de mobilizadora”, enfatizou.

Publicidade

“O sentimento é dever cumprido e gratidão pela confiança depositada a mim como mobilizadora e a Inácia como articuladora. Quero agradecer a professora Verônica por confiar, bem como a gestora Maria José. Quero agradecer a todas as secretarias que se envolveram nessa conquista que são: Saúde, Assistência Social, Educação – professoras, coordenadoras, diretoras. Aos alunos do NUCA”, concluiu a mobilizadora do NUCA, professora Joaquina Girlúcia, agradecendo a todos os envolvidos.

No Piauí, 59 municípios dos 182 que concorreram, conquistaram o prêmio. Na edição 2017-2020, os municípios que receberam o reconhecimento internacional se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos à educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.

Veja aqui a lista de municípios no Piauí que conquistaram o “Selo Unicef – Município Aprovado”

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS