Connect with us

GERAL

Inmet emite alerta de onda de calor e baixa umidade para o Maranhão

Publicado

em

Nesta segunda-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” devido à baixa umidade relativa do ar, abrangendo não apenas o Maranhão, mas também outros 15 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Este aviso do Inmet coincidiu com o final do inverno no país e permanecerá em vigor até às 22h desta quinta-feira (21).

Além do Maranhão e do Distrito Federal, os estados afetados por esse alerta amarelo do Inmet incluem Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O meteorologista Hallan Cerqueira, do Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (NUGEO/UEMA), esclarece que a intensa onda de calor, em particular, impactará o Extremo Sul do Maranhão, influenciado pelo Centro-Sul do Brasil.

A região do Centro-Norte, embora também esteja no período seco característico desta época do ano, está fora da área sob alerta amarelo, devido à influência do Oceano Atlântico.

Publicidade

Esses alertas do Inmet surgiram durante uma onda de calor atípica na região Centro-Sul do Brasil, que atingirá seu pico durante o final de semana.

O aumento das temperaturas está relacionado ao fenômeno natural El Niño, que se manifesta com mais intensidade em 2023, e à Crise do Clima, resultado das emissões de gases de efeito estufa, tornando eventos climáticos extremos mais frequentes.

O Brasil enfrenta essa onda de calor com dias ensolarados e temperaturas acima da média devido a um bloqueio atmosférico, que impede a chegada das frentes frias habituais para esta época. Segundo os meteorologistas, uma área de alta pressão se fortalece no centro do país, formando esse bloqueio que impede a entrada de massas de ar frio.

Durante esse período de onda de calor e baixa umidade, o Inmet aconselha as pessoas a beberem bastante líquido, evitarem atividades físicas extenuantes, não se exporem ao sol nos horários mais quentes, usarem hidratante para a pele e umidificarem o ambiente. A baixa umidade do ar pode causar problemas respiratórios, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

Publicidade

Fonte: O Imparcial

Facebook

MAIS ACESSADAS