Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Comissão Intersetorial avalia relatório de indicadores do Selo Unicef

Publicado

em

Membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef do município de Massapê do Piauí, participaram na tarde desta terça-feira (16), de uma reunião de avaliação, que foi realizada no espaço do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A reunião contou com a presença do prefeito municipal, Francisco Epifânio de Carvalho, o Chico Carvalho, dos secretários, Leonel Lopes, de Educação, Deliany Cavalcanti, de Saúde, Roberto Carvalho, de Esportes, da articuladora do Selo no município, Joelma Araújo e a mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa, e representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social.

Durante o evento, foi realizada a apresentação e avaliação do relatório de indicadores de meio período, disponibilizado pelo UNICEF para que o município possa acompanhar a situação atual em que se encontra, e trabalhar ações voltadas, principalmente, para os indicadores que ainda precisam evoluir.

A articuladora do Selo no município, Joelma Araújo, falou do objetivo da reunião. “O objetivo era de avaliarmos o relatório de meio período que foi disponibilizado pelo UNICEF, mostrando como estão os indicadores. Agora, nossa função é observar e ver o que o município pode fazer para melhorar os indicadores. Tivemos alguns que melhoraram, outros que permaneceram estáveis e alguns que pioraram, então, temos que agir rapidamente para analisar o que ainda pode ser feito” falou.

Ela também ressaltou que é necessário priorizar os indicadores que apresentaram índices negativos. “As secretarias que já tem posse do plano de ação que foi elaborado devem agilizar a realização das ações e devemos focar mais nas áreas em que os indicadores apresentaram um resultado mais negativo. Temos que trabalhar como prioridade as categorias onde houve retrocesso, para ver se até 2020 conseguimos melhorar” disse.

Publicidade

O prefeito Chico Carvalho, destacou a importância da integração entre as secretarias. “É uma ação conjunta, que envolve educação, saúde, assistência, então é necessário focar na responsabilidade de cada área para que possamos alcançar esses resultados e melhorar os números, para ver se conseguimos nos sair bem lá na frente” destacou.

O gestor disse também que o objetivo principal é melhorar os indicadores. “Nosso intuito é melhorar os números, pois o selo é apenas um reconhecimento das nossas políticas públicas voltadas para a melhoria na vida das crianças e adolescentes, da nossa população. Nossa meta é melhorar essas condições no nosso município e em consequência disso ter o reconhecimento do selo UNICEF” disse.

Os onze indicadores avaliados pelo UNICEF  são o percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil; Taxa de abandono do Ensino Fundamental; Percentual de crianças beneficiadas pelo Benefício de Prestação Continuada na escola; Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade; Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 e 14 anos; Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado; Percentual de óbitos investigados de mulheres em idade fértil; Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental; Percentual de óbitos infantis investigados; Taxa de mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes (10-19) e o Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS