Connect with us

GERAL

Ministério Público possui 54 promotorias sem um titular no interior

Publicado

em

Foi sancionada lei complementar que cria sete novas promotorias de Justiça no Piauí, sendo cinco em Teresina e duas no interior. Entretanto, com apenas duas nomeações de novos promotores realizadas no mês de agosto, o Ministério Público aumenta a carência deste profissional no resto do estado. Atualmente são 54 promotorias sem um titular, todas no interior do estado.

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, Eduarda Mourão, afirmou que o acesso à Justiça é um direito de todos e que a falta de promotores acaba por comprometer essa prerrogativa. “O MP é o fiscal da lei, defensor do povo e quando não temos promotores em tantas cidades, essa população fica desassistida. A Ordem é a favor de novas nomeações de servidores e promotores para que esse déficit, que chega a casa de 70 vagas, seja diminuído”, disse.

A Comissão de Aprovados no último concurso do MP, concluído em 2013, pontua que a melhoria do Ministério Público passa obrigatoriamente por novas nomeações. “A criação dessas promotorias poderia trazer um impacto positivo se houvesse,  conjuntamente,  a nomeação de novos promotores. Além disso,  certamente promotores do interior serão removidos para as vagas criadas na capital,  o que deixará o interior do estado ainda mais carente de promotores e, consequentemente, mais exposto à impunidade de bandidos e ao desvio de verbas públicas, dentre outras mazelas”, disse Jessé Mineiro, um dos 81 aprovados no concurso que aguarda nomeação.

A Comissão espera que neste ano sejam empossados pelos menos seis novos promotores de Justiça para preencher essas promotorias criadas e, que em 2016 e 2017, mais nomeações ocorram,  de modo a fortalecer o Ministério Público.
Em recente encontro com a Comissão de Aprovados no Concurso do MP-PI, o novo procurador geral do estado, Cleandro Moura, prometeu nomear entre seis e sete promotores ainda em 2015.

“O procurador assegurou chamar de dois a três promotores em agosto e mais quatro até o fim do ano. Somos 81 aprovados e o MP possui, atualmente, 78 cargos vagos. Caso todos fossem chamados, esse déficit seria todo coberto”, finalizou Jessé.

Publicidade

As novas promotorias passam a existir em Teresina (5), uma em Luzilândia e uma em São João do Piauí. As promotorias da capital terão atribuições específicas: uma para execução penal; uma para crimes contra a ordem tributária, a economia popular, a ordem econômica e o consumidor; uma para controle externo da atividade policial e duas auxiliares.

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS