Connect with us

GERAL

Movimenta Cultura inicia atividades no Maranhão e circulará por sete municípios no estado

Publicado

em

O Movimenta Cultura, ação formativa itinerante realizada pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz/MA) e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai iniciar sua circulação neste segundo semestre de 2023. A iniciativa busca promover profissionalização, geração de emprego, renda e novas oportunidades por meio da arte e da cultura, oferecendo um ciclo formativo em Gestão da Cultura em diversos municípios das regiões Nordeste, Norte e Sudeste.

Pelo Nordeste, a circulação do projeto chega ao Maranhão e percorrerá sete municípios. Entre eles estão, São Luís, Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas, Itapecuru Mirim e Santa Rita.

Os participantes que se inscreverem, e forem selecionados, terão a oportunidade de vivenciar aprendizados sobre temas como Marketing Digital – Arte em Destaque”, “Empreendedorismo Cultural”, “Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço”, “Elaboração de Projetos Culturais”, “Como tirar sua ideia do papel? Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos”, “Capoeira”, celebrando o patrimônio cultural e tradicional brasileiro, e muito mais.

Todas as oficinas serão ministradas por especialistas nas áreas e vão auxiliar os participantes a adquirirem novas habilidades nos campos da economia criativa e da gestão da cultura.

As atividades são gratuitas e os interessados podem obter informações completas nas redes sociais do projeto: instagram.com/movimenta.cultura, facebook.com/projetomovimentacultura; e linktr.ee/movimentacultura.

Publicidade

O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).

Uma janela de oportunidades para o desenvolvimento regional 

Ao todo, cerca de 60 oficinas serão ofertadas pela ação formativa, do segundo semestre de 2023 até março de 2024, atendendo mais de 25 cidades nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste.

A iniciativa aposta na Cultura enquanto aliada para o desenvolvimento regional, realizando ações integradas entre a economia da cultura e as indústrias criativas (ECIC) do Brasil, que representam cerca de 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados da Plataforma de mensuração do PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC). Ao circular de forma descentralizada, o projeto auxilia no crescimento e na descentralização das políticas públicas e dos investimentos de incentivo fiscal em diferentes regiões do país.

Fonte: O Imparcial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS