Connect with us

GERAL

MP pede que advogados e contadores não sejam inclusos no grupo prioritário de vacinação contra Covid em Teresina

Publicado

em

O Ministério Público do Piauí (MP – PI) entrou com uma ação civil pública pedindo que a Fundação Municipal da Saúde (FMS) não inclua os profissionais da advocacia, telecomunicações e contabilidade no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Teresina.

Em julho, o governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei de nº 7.538, que garantiu a inserção destes profissionais no grupo prioritário da imunização no estado. A sanção ocorreu após a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovar o projeto de lei que determinava a inclusão destes trabalhadores.

Entretanto, segundo o MP, o cumprimento dessa lei viola o Plano Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde orientou os Estados e Municípios a não acrescentarem categorias prioritárias na vacinação, visto que a campanha de imunização deve obedecer à ordem por faixa etária decrescente.

“As diretrizes do Plano Nacional de Imunização vem sendo modificadas sem prévio parecer científico, sem ampla divulgação e sem autorização do Ministério da Saúde, situação esta que perfeitamente sindicável pelo Poder Judiciário, tutela esta requerida na presente Ação”, informou o promotor Eny Marcos Pontes, responsável pela ação.

Procurada pelo G1, a FMS informou que ainda não foi notificada pelo Ministério Público sobre a ação.

Capital mais atrasada na vacinação por idade

De acordo com levantamento do G1, nesta quarta-feira (18), Teresina é a capital mais atrasada na vacinação contra a Covid-19 por faixa etária. Para o promotor Eny Pontes, a cidade deve seguir o Plano Nacional de Imunização para avançar na vacinação por idade.

Publicidade

“É notório que a vacinação contra a covid-19 em Teresina não conta com a velocidade esperada para uma capital de Estado. Nesse cenário, mostra-se essencial o cumprimento do Plano Nacional de Imunização. Assim, modificações nas categorias prioritárias de vacinação praticadas por Estados e Municípios, em contrariedade frontal do PNI, representa violação à política pública de vacinação e prejudica o avanço da imunização”, falou.

Vacinação em Teresina

Nesta quinta-feira (19) será vacinada a população em geral de 31 a 37 anos que agendou a aplicação da primeira dose no site da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Vacina Já.

A FMS ampliou, nesta quarta-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com idade a partir de 25 anos em Teresina. Serão quatro dias de vacinação para as pessoas que devem fazer o agendamento a partir das 18h desta quarta, no site Vacina Já.

Segundo a fundação, serão ofertadas para agendamento 35 mil doses de vacina contra Covid que serão aplicadas na sexta (20), sábado (21), domingo (22) e segunda-feira (23) em 15 pontos da cidade.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS