Connect with us

GERAL

Museu Indígena do Piauí será inaugurado nesta quarta-feira (30)

Publicado

em

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), inaugurará o Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o qual é dedicado a cultura e ancestralidades povos indígenas.

A solenidade acontecerá na Comunidade Nazaré, localizada no município de Lagoa de São Francisco, e contará com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

De acordo com a Secult, a construção do prédio, com investimento de R4 739.5138 do Tesouro estadual, é simbólica e marca a valorização das etnias e reflexo da participação delas na cultura do Piauí.

O diretor dos Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), cacique Henrique Manoel, afirma que local significa muita representatividade.

“O museu, para nós, é de grande importância porque vai estar guardada nossa história e cultura dos antepassados de todos os povos indígenas do Piauí. Se você quiser fazer uma pesquisa, vai ter foto e nossa história contada. A diretoria do próprio museu vai ter a iniciativa de fazer esse resgate. Terão artefatos, costumes e etnias”, disse.

Publicidade

Ainda de acordo com a Secult, o museu possui um espaço de cerca de 380 m². O espaço cultural dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes. Além disso, o espaço tem como objetivo manter viva a cultura indígena piauiense e estimular a construção do patrimônio cultural, promovendo, de forma efetiva, a divulgação da riqueza antropológica dos povos originários do estado.

Telessaúde em Lagoa do São Francisco

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesapi), anunciou que expandirá o Programa Piauí Saúde Digital para o município de Lagoa de São Francisco. A iniciativa busca melhorar o acesso à saúde para toda a população, em especial para as populações vulneráveis, como povos indígenas, pessoas com deficiência e população de baixa renda. 

Os exames serão realizados por profissionais de saúde locais e os laudos serão emitidos por médicos especialistas, por exemplo, a distância, sem perda de informações por meio da integração e interoperabilidades entre os sistemas federal, estadual e municipal, informou o Estado.

Publicidade

Fonte: Portal Vi Agora

Facebook

MAIS ACESSADAS