Connect with us

GERAL

Pagamento do IPVA 2015 começa no dia 30 de janeiro

Publicado

em

Os contribuintes devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015. Esse imposto é obrigatório a todos os veículos em circulação cujo mesmo tenha mais de 50 cc e menos de 10 anos, como caminhonetas, caminhões, ônibus, micro-ônibus, motos e outros.

Conforme o calendário elaborado pela Unidade de Administração Tributária (Unatri), da Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz), o pagamento desse imposto estadual é determinado pelo número final das placas dos veículos, e os valores a serem pagos são calculados de acordo com a tabela da Fipe.

Os vencimentos devem ser pagos até o último dia útil de cada mês. Veículos com final de placa 1 tem até o dia 30 de janeiro; final de placa 2 até 27 de fevereiro e assim sucessivamente. O valor do IPVA 2015  é calculado em cima do ano do veículo de cada proprietário, então ele paga em relação a isso, além de que, quanto mais caro for o veículo, mais alto é o valor do imposto que será pago.

Se o contribuinte optar pelo pagamento do IPVA em cota única, ele recebe um desconto de 15%. Já quem desejar pagar o imposto em forma parcelada, poderá dividir em até três vezes, mas sem desconto. Vale ressaltar que, quem estiver com o IPVA do ano passado atrasado pode dividir a dívida me até seis vezes, sem desconto.

É possível consultar a tabela do IPVA 2015 basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa o veículo. O valor venal dos veículos pode ser acessado pelo Sistema de autoatendimento (Siatweb), na opção IPVA, disponíveis na página da Secretaria de Fazenda do Piauí.

Publicidade

Carros novos utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores; 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões; 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.

Por: Isabela Lopes- Jornal O DIA

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS