Connect with us

GERAL

Pessoas desobedecem regras de isolamento e praticam atividade física

Publicado

em

No dia em que Teresina chegou ao número de 50 mortes por Covid-19 e mais de 1.700 casos confirmados de coronavírus, o calçadão da avenida Marechal Castelo Branco registrou pessoas desobedecendo ao decreto de isolamento social e as orientações para se ficar em casa.

Um vídeo, gravado no último domingo (24), mostrou praticantes de exercícios físicos, com ciclistas e corredores de rua. Alguns usavam máscaras, outros não.

No domingo, o índice de isolamento social chegou a 56%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para impedir o avanço do coronavírus é de 73%. Kelsen Eulálio, infectologista da Fundação Municipal de Saúde (FMS), chamou atenção para as pessoas assintomáticas de Covid.

“A gente tem um grande percentual de pessoas assintomáticas. Entre os casos que apresentam sintomas, também tem um percentual de pessoas que não procuram uma UBS, pois apresentam a forma mais leve da doença. O que a gente chama atenção é que existe um número bem maior de infectados do que esses 1.771 registrados, por isso, estamos fazendo um inquérito sorológico”, explicou Kelsen.

No domingo (24), o governo do estado decretou medidas mais rígidas para funcionamento de atividades. Apenas farmácias, drogarias e serviços de saúde foram liberadas, além de serviços de delivery exclusivamente para alimentação e serviços de autoatendimento bancário. O transporte intermunicipal de passageiros foi suspenso.

Publicidade

“É sempre tempo de reforçar aos teresinenses sobre a necessidade de protegermos vidas aderindo às medidas de isolamento e distanciamento social. Precisamos melhorar os índices, principalmente nessas regiões onde as taxas ainda estão muito abaixo do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais autoridades sanitárias”, disse o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS