Connect with us

GERAL

Piauí está entre os 11 estados que já concluíram biometria

Publicado

em

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nessa semana dados sobre o cadastramento biométrico no país. Os números mostram que cerca de 70% da população brasileira já realizou o cadastro, o Piauí está entre os estados que já concluíram o processo.

Ao todo, os números correspondem a 101.709.041 dos 146.197.619 eleitores. Com o objetivo de identificar todos os eleitores brasileiros por meio das impressões digitais na hora do voto, a Justiça Eleitoral afirma que diariamente avança no cadastro biométrico, 16 estados não concluíram todo o processo.

O TSE divulgou que até o final do ano haverá outra grande etapa que deve alcançar cerca de 35 milhões de eleitores nos estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Atualmente, as 11 unidades da federação que já concluíram o processo de cadastramento das digitais, atingindo 100% de identificação digital do eleitorado, são: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O TSE informa que a biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. Assim, a biometria dá ainda mais segurança à eleição.

Publicidade

Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral. Isso porque faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados. O sistema tem capacidade para comparar até 160 mil impressões digitais por dia, mas pode ser ampliada, se preciso.

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS