Connect with us

GERAL

Piauí pode perder classificação de área livre da aftosa

Publicado

em

Em meio a vacinação de rebanhos, a greve dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), aliada a falta de sensibilidade do Governo do Estado, já acendeu o sinal vermelho com risco de retrocesso ao Piauí da febre aftosa, podendo, inclusive, tirar o Estado da área livre. O alerta é da médica veterinária Ludmila Moura, representante da Associação dos Fiscais Agropecuários.

O risco do Piauí voltar a Estado com a febre aftosa em seu rebanho, ocorre porque, com a greve dos servidores da Adapi, os criadores não recebem o certificado de vacinação de seus rebanhos contra a doença.

A suspensão da emissão dos certificados põe em risco a classificação do Estado de “livre da doença”. Para obter o certificado de livre da febre aftosa, o Piauí passou duas décadas de muito trabalho, para que seus rebanhos fossem comercializados como saudáveis em outros mercados.

“Infelizmente, a greve dos fiscais agropecuários foi deflagrada antes da metade do mês de maio passado e até agora o Governo do Estado, sequer, abriu canal de negociação”, lamenta Ludmila Moura.

O secretário de Administração do Piauí, Franzé Silva, teria dito que não negocia com servidores em greve. Procurado, o secretário de Administração não recebeu a reportagem em seu gabinete para falar sobre o assunto.

Publicidade

“É bom esclarecer que nossas reivindicações não vão onerar a folha de pessoal. Nossas reivindicações são por melhorias nas condições de trabalho, mas nem isso o Estado quer ouvir”, finaliza Ludmila.

Fonte: Portal AZ

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS