Connect with us

GERAL

PICOS | Em encontro, profissionais discutem representatividade e desafios enfrentados pelas jornalistas

Publicado

em

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, jornalistas do município de Picos, participaram de um encontro especial, que aconteceu na manhã nesta segunda-feira (09), no Picos Hotel. Mais do que um encontro para homenagear as profissionais do jornalismo picoense, o evento foi um momento de reflexão e troca de experiências sobre os embates e desafios enfrentados por elas no dia a dia da profissão.

O encontro, que contou com um café da manhã, e reuniu profissionais das mais diversas áreas, como rádio, web, TV e Assessoria de Comunicação, permitiu colocar em pauta a importância do trabalho desenvolvido pelas profissionais e necessidade da união e luta feminina para a garantia de espaços, respeito e direitos.

O ato faz parte da campanha “Lute como uma jornalista”, promovida pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), a partir da integração da Comissão Nacional de Mulheres, formada por 21 jornalistas de 19 sindicatos profissionais do país.

A professora e comunicadora, Lana Krisna, disse que o dia da mulher é de luta. “O Dia da Mulher não é um dia para celebração, mas um dia de luta. Essa data marca diversas conquistas, mas também litas que se prolongam por conta das desigualdades entre homem e mulher. Para nós jornalistas é essencial porque ainda estamos no mercado onde há uma diferença salarial, assédio, misoginia. Então, quando as jornalistas estão juntas elas inclusive promovem uma comunicação não violenta” disse.

Ela também destacou que é preciso refazer pensamentos relacionados a mulher e avaliou o evento como uma iniciativa positiva. “A própria imprensa hoje ainda está marcada por reportagens em que sempre colocam a mulher, que está em situação de vítima, como culpada por diversas situações as quais ela passa e nós precisamos refazer esse pensamento e discutir isso entre jornalistas. Então, essa iniciativa foi brilhante, de reunir a jornalistas, amigas de trabalho, cada uma com suas lutas. Foi um momento de confraternização, mas também de fortalecer essas lutas” falou.

Publicidade

A jornalista Paula Monise, disse que foi de suma importância a oportunidade de discutir os desafios enfrentados pela mulher jornalista.  “Acredito que o que fica desse encontro é a união e representação. Tivemos um dia diferente na nossa rotina de trabalho, onde nós jornalistas que atuamos em vários meios de comunicação nos reunimos e a partir desse encontro percebemos nossa força, o quanto somos representação na sociedade. E o mais importante de tudo é que a gente pôde discutir sobre os desafios de ser mulher, da mulher jornalista, porque na nossa profissão enfrentamos vários tipos de preconceito, assédio no trabalho, e acredito que estando juntas podemos superar tudo isso” disse.

Mayara Ferreira, que atua como professora e assessora de comunicação, disse que foi um encontro produtivo e que permitiu a elaboração de encaminhamentos em busca de mais representatividade. “Nesse encontro, que faz parte de uma campanha que não é só local, “Lute como uma jornalista”, contra a violência de gênero nas redações, nas assessorias e em outros ambientes de trabalho onde as jornalistas se encontram, pensamos alguns encaminhamentos práticos para que tenhamos mais representatividade enquanto mulheres no mercado de trabalho jornalístico. Foi um encontro produtivo, porque além de um momento de comunhão, foi uma oportunidade de pensar para além do nosso dia a dia e unir forças contra a violência de gênero” disse.

Entre as decisões, está com a comissão de mulheres do sindicato, em busca de ter o apoio efetivo do órgão. “Um dos encaminhamentos é fazer contato com a comissão de mulheres do sindicato para que comecemos a ter um acesso maior ao sindicato como instituição de representatividade e a sentir neles um órgão ao qual possamos recorrer para falar por nós nos momentos em que formos assediadas sexualmente, que sofrermos qualquer tipo de violência de gênero, atitude machista ou misógina”.

Lorena Sales, uma das idealizadoras do encontro, disse que o intuito é levar a ação adiante e agradeceu as jornalistas que participaram. “O pontapé partiu da Glenda Uchôa, da Federação dos Jornalistas, e junto com as colegas do jornalismo picoense, nos mobilizamos e conseguimos nos reunir hoje para esse café da manhã. Foi um momento muito bom, diferente, e vamos levar isso adiante, buscar uma representatividade maior na nossa classe na cidade. Agradeço a cada uma que participou, que se empenhou, agradeço também o apoio do meu esposo que contribuiu com a doação de brindes” falou.

O evento também contou com sorteio de brindes e realização de dinâmicas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS