Connect with us

GERAL

PICOS | IMH realiza Jornada Pedagógica 2020 e discute educação de qualidade

Publicado

em

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), ‘Compromisso com a Fé e o Saber’ realizou entre os dias 13 e 17 de janeiro a Jornada Pedagógica 2020 para os colaboradores da instituição.

A Jornada Pedagógica tem como objetivo capacitar os professores e discutir temas que abordem métodos e educação de qualidade para o ano letivo transmitindo conhecimento junto as parcerias que fazem parte da Rede Cordimariana de Ensino.

Neste ano, a formação trabalhou o tema: ‘O olhar que encanta’ e uma vasta programação foi preparada pensando no aprendizado dos professores voltados ao alunado, para que haja melhor desenvolvimento nos trabalhos realizados durante o ano letivo dentro e fora da sala da aula.

_Programação Realizada

O primeiro dia da Jornada teve início ás 08h, com a acolhida para os colaboradores, seguidos da assessoria da consultora, Alanna Landim, que abordou a temática ‘Soluções Digitais’.

Publicidade

Consultora pedagógica do ‘Bernoulli Sistema de Ensino’, Alanna Landim.

O segundo dia teve inicio as 07h30, com uma Caminhada da Paz pelo centro da cidade. Às 08h30, ao retornarem ao Instituto, foi trabalhado pelos professores Victor Leal e Expedita Bezerra a Campanha da Fraternidade 2020, que trás como Tema: ‘Fraternidade e Vida: dom e compromisso’, e o lema: ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’. (Lc 10,33-34).

O professor Vitor Leal, explica sobre o objetivo da Campanha da Fraternidade e como ela é trabalhada pela igreja e na instituição.

Professor Vitor Leal

“Há mais de 05 décadas, para ser mais exato, há 58 anos a Campanha da Fraternidade é um período em que a igreja vive intensamente a quaresma. Aqui no IMH por ser uma escola confessional a equipe do Serviço de Orientação Religiosa (SOR), antecipa o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 para a equipe docente, e apresentamos para a comunidade educativa o que trás a proposta através dos seus objetos, para que atinja as famílias e toda a sociedade picoense”, pontuou.

Às 10h30, encerrando a programação preparada para a manhã, a Irmã Regiane e Irlane Veloso trabalharam as propostas da UNESCO – 2020.

“O IMH trabalha para ganhar o Selo de Escolas Associadas da UNESCO, onde já tem mais de 8.500 (oito mil e quinhentas) escolas associadas e a nossa pretensão é fazer parte destes números. As nossas propostas já condizem com os requisitos solicitados pela UNESCO e hoje mostramos aos professores o nosso desejo para que todos tenham o mesmo foco, e que trabalhemos em conjunto para alcançarmos o que almejamos”, explica a professora de língua portuguesa, Irlane Veloso.

No período da tarde, retornando as atividades do segundo dia, foram trabalhados os temas: Linguagem, comunicação e escuta como elemento das metodologias ativas; A importância e a contribuição da neurociência no processo de ensino e aprendizagem e Alinhamento Curricular.

Publicidade

O terceiro dia, a programação teve inicio às 07h30 com a acolhida e espiritualidade. Logo em seguida, foi trabalhado a temática: ‘Desenvolvendo competências socioemocionais na escola. E a tarde, a ‘Integração do ser e do conviver na formação do cidadão do século XXI’, pela assessoria do Flávio Fernando de Sousa.

No penúltimo dia, durante toda a manhã foi trabalhado o tema: ‘Metodologias ativas de aprendizagem e avaliação. Em continuidade, a tarde foi trabalhado a ‘Formação Continuada’ pela assessoria da Consultora pedagógica do ‘Bernoulli Sistema de Ensino’, Alanna Landim. .

Alanna Landim

A professora de redação e literatura, Ionara Hipólito, fala da Jornada trabalhada durante toda a semana e destaca: “Vivenciamos um momento ímpar preparado com muito amor, fé, cuidado e respeito pensando sempre em levar uma aprendizagem com inovação e humanização para os nossos alunos. Nossa escola mostra uma identidade de humanização, pois antes de um bom profissional precisamos ser humanos”.

Ionara Hipólito

_ Encerramento Festivo

Finalizando a programação da formação, na manhã da última sexta-feira, 17 de janeiro, foi realizado no auditório do IMH a continuação da ‘Formação Continuada’, seguido de um momento festivo para os professores da Instituição.

Publicidade

A coordenadora pedagógica do 6° ao 9 ano, Denise Rodrigues, explica o objetivo da atividade festivo realizado para os colaboradores.

Denise Rodrigues

“Esse momento foi significativo porque pensamos em realizar um momento diferente para os professores. Uma ocasião de encantamento para que ele se sinta motivado e assim ele também faça isso no primeiro dia de aula, o tornando uma festa. Esperamos que os professores também encantem os alunos para que eles também se alegrem e se motivem para o ano letivo de 2020”, disse.

O professor de matemática, Claus Luciano, avalia a Jornada Pedagógica, fala da importância das temáticas abordadas e destaca a importância do encerramento festivo como um preparatório para receberem os alunos em clima de festa.

Claus Luciano

“A Jornada Pedagógica foi uma semana bastante proveitosa, tivemos a oportunidade de sermos levados a repensar sobre o ensino em todas as áreas. Todos os palestrantes abordaram temas importantes como a BNCC, e como está o atual currículo. Trabalhamos o nosso Sistema de Ensino e temáticas ativas onde o aluno é o nosso protagonista. Estamos encerrando hoje com uma bela confraternização e apresentações de professores e coordenadores em um momento descontraído que nos prepara para recebermos os alunos em clima de festa”, pontuou.

Durante a manhã festiva, os professores e coordenadores participaram de momentos de orações e mostraram os seus talentos através de diversas atividades lúdicas como apresentações musicais, peças e encenações teatrais, brincadeiras, jogos educativos, entre outras atividades.

Publicidade

_Início das aulas

Nesta terça-feira, 21 de janeiro, as aulas serão iniciadas para os alunos do Ensino Médio. No dia 22 de janeiro, as atividades iniciarão para os anos iniciais e anos finais. No dia 27 de janeiro, será dado início as aulas para o Ensino Infantil II e III, e por fim em 29 de janeiro, para o Infantil IV e V.

O Instituto Monsenhor Hipólito está localizado na Rua Monsenhor Hipólito, 415, no Bairro: Centro, em Picos. Para mais informações podem ser utilizados os números (89) 3422-1243 ou (89) 98821-3082 (Whatsapp), ou através do site.

Clique aqui e veja mais informações: http://www.imhpicos.com.br/


Matéria Relacionada: PICOS | IMH apresenta diferenciais para 2020 e inicia Jornada Pedagógica


Confira as imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS