Connect with us

GERAL

PICOS | Veterinário alerta para doença de mormo em animais; 7 casos confirmados no PI

Publicado

em

A doença de mormo, ou mais conhecida como lamparão, é uma zoonose infectocontagiosa que acomete equídeos, mas que também é transmitida para outros animais, como cachorros, gatos, bodes e até mesmo o ser humano, se mantiver contato com um desses bichos infectados.

O veterinário Edilton Pedro, da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí em Picos – Adapi, relatou que sete casos da doença já foram confirmados no Estado.

“O primeiro caso foi identificado no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Um animal que foi internado para outro tratamento e foi diagnosticado com mormo. Ela é uma zoonose que além de contaminar o homem, contamina facilmente outro rebanho, o que pode pôr a perder tudo”, disse ele.

O veterinário informou que os principais meios de contaminação são através das narinas, que passam a doença para os alimentos e arreios. A bactéria Burkholderia mallei é a causadora da doença nos animais e homens.

Edilton relatou ainda que uma maneira fácil de se transmitir a doença é nos parques de vaquejada, por isso é imprescindível que os criadores de animais realizem exames nos bichos antes de colocá-los em contato com outros.

Publicidade

“Hoje, através das vaquejadas, que há uma aglomeração muito grande de cavalos no mesmo ambiente, esse contato é um meio muito fácil de contaminar os animais, se um estiver doente. Por isso é exigido os exames para que se verifique se os animais estão em perfeito estado para estarem perto de outros, para que haja segurança para o criador que leva seu animal saudável”, destacou.

Os sintomas de animais doentes são perca de peso, secreção, tosse. A doença leva, em muitos casos, à morte.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS